terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ferreira Gullar fala sobre religião em entrevista

Domingo passado (01/11) estava assistindo à entrevista com o poeta Ferreira Gullar, transmitida pela Band, no programa Canal Livre. Gullar é considerado o maior poeta brasileiro da atualidade (segundo a fala de Joelmir Betting, jornalista que dirigiu a entrevista).

Numa certa parte do primeiro bloco, um dos entrevistadores, Antônio Telles, questionou Gullar sobre o por quê dele não acreditar em Deus, se seria por causa de seu contato com o marxismo ou outra coisa. O poeta respondeu que não era por isso diretamente, mas porque desde cedo já se perguntava se Deus é realmente amor, por que existe tanto sofrimento no mundo? Disse que certa vez quando garoto, perguntou a um padre "se Deus é onisciente, onipotente e é a bondade, por que as pessoas sofrem, morrem e existe toda esta esculhambação?" Em seguida, disse que o padre lhe respondeu em tom de desconsideração: "Iiii filósofo, filósofo!" Ou seja, não pôde lhe responder à indagação e jogou descrédito sobre a ideia sobre a bondade e cuidado de Deus por Suas criaturas. Note que este tipo de indagação é comum entre os ateu ou agnósticos (caso do Gullar). Ah Gullar, se você soubesse da verdade sobre o conflito entre Deus e as forças do mal, você iria dar louvores e glória a Deus dia e noite.

O problema dos ateus e agnósticos (aqueles que dizem que a questão sobre a existência de Deus ou não nunca vai ser resolvida - não descrendo e nem crendo) é olhar para a miséria em que vive o homem, através da violência, das tragédias, da corrupção, das doenças, etc. e encontrar apoio para se acreditar que não deve haver Deus, porque se Ele existisse, não deixaria isso tudo acontecer. Mas sem entender o que os relatos bíblicos dizem sobre esse grande conflito entre as forças do bem e do mau, não se pode mesmo dizer que "Deus é amor".

A Bíblia nos revela que o homem foi criado por Deus, à Sua imagem e semelhança; portanto, perfeito. No plano original do Criador não existia a doença, a violência, a exclusão social, a guerra, a morte... A origem de tudo isso está em Satanás, o inimigo de Deus, um antigo anjo que viveu no Céu, ao lado de Deus, até que surgiu em seu coração o mau (A Bíblia não revela como nem porquê isso aconteceu - Deus nos revelará um dia, no Céu). O Diabo foi expulso do Céu (depois de várias chances que Deus lhe deu para se arrepender) junto à terça parte dos anjos (que se uniram a ele) e circularam em vários mundos criados por Deus, a fim de fazerem cair em pecado seus habitantes, mas o único lugar onde sua influência foi aceita foi na Terra (infelizmente), onde Adão e Eva deram ouvidos ao mau. A partir daí tudo mudou neste planeta. O mau, se estabelecendo aqui, trouxe consigo as consequências do pecado (transgressão da Lei dos Dez Mandamentos) que são todas as coisas que vem assolando a vida dos seres humanos, principalmente a morte.

Porém, desde antes da fundação do mundo, Deus já sabia que o homem iria O desobedecer. Mas, por amor, mesmo assim o fez. Deus sabia que muitos iriam se unir a Satanás, descrendo na Palavra dEle, mas também sabia que outros iriam lhe dar ouvidos, procurando obedecer Seus princípios de amor (o amor é a essência da Lei de Deus - feita para nos proteger). Deus sabia que pessoas influentes como Ferreira Gullar iriam dar seu testemunho contra Sua bondade. Mas por meio do sacrifício de Seu Filho amado, Jesus Cristo, oferece a chance de todo aquele que crer em Seu sacrifício, seja salvo pela graça e vá morar com Ele nas mansões celestiais, as quais Jesus está nos preparando.

Para resumir e mostrar o imenso amor de Deus para com esta raça caída pelo pecado, a raça humana, exponho a passagem bíblica: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Aqui está expresso todo o amor de Deus. A solução para os problemas do homem está na fé em Jesus Cristo, mas infelizmente muitos ignoram isso e pior, vão acreditar em fábulas, tais como as profecias maias acerca do fim do mundo em 2012, a reencarnação sugerida pelos espíritas, e muitas, muitas outras. Tudo o que Deus poderia ter feito por nós Ele já fez, agora é nós darmos um pequeno passo na fé nEle para que alcancemos a felicidade plena, roubada pelo inimigo de Deus.

Espero que um dia alguém possa ajudar Ferreira Gullar, que é amado por muitos, pelas suas poesias, a abrir os olhos e aceitar a Deus como seu Criador, Senhor e Salvador. Afinal, ele já é bem de idade, acho que tem 80 anos. Ele mesmo disse que não tem certeza sobre a existência de Deus... Acho que ele poderá ver Deus através do bom testemunho de algum cristão que tenha algum relacionamento com ele, visto que o cristão é a luz de Deus para este mundo, que aponta para o amor e obediência ao Deus Criador. O cristão é o sal da terra, que dá sabor à vida de muitos até então desesperançados.

Gullar deveria refletir sobre esta frase de Francis Bacon: “Um pouco de filosofia inclina a mente do homem para o ateísmo, mas a profundidade em filosofia o avizinha da religião.”

Deveria também ler a Bíblia mais vezes e o livro "O Grande Conflito".

Há mais do que eu poderia comentar sobre a entrevista do poeta, mas de momento é isso.

André Luiz Marques

2 comentários:

Sobre o ombro de gigantes disse...

Prezado Andre,

Obrigado pela visita no Blog.
Se me permitir mais esse exercício de retórica; senti-me impulsionado pela qualidade de uma postagem e esta é muito interessante. Não sabia que Ferreira Gullar era ateu. Há poucos dias foi o Lima Duarte. Será que os ateus estão saindo mesmo do armário?
Realmente uma argumentação muito lugar comum é justificar a inexistência de Deus da forma como fez Ferreira, fiquei desapontado, esperava mais... Cometo aqui outro erro. Acreditar que ateus são representantes de uma intelectualidade. Nada mais fora da realidade. Nada mais arrogante.
A grande questão é porque as pessoas acreditam ou não em Deus. Será uma predisposição explicada pela neurofisiologia como puramente algo que “facilitamos” ou não cognitivamente? Já há pesquisas no tema.
Assim que compreendi que Deus estava contido apenas em meu encéfalo, me tornei ignorante para as coisas da fé.
Não gosto de reconhecer que sou ateu (palavra feia), mas tenho que usar este rótulo, pra não ficar em cima do muro como os agnósticos. Tecnicamente sou apostata, mas recuso-me a considerar-me como tal, pois não foi batizado por livre e espontânea vontade.
Sou na verdade um ignorante.
Desculpe-me a impertinência,

Luiz

André Luiz Marques disse...

Sobre o ombro de gigantes:

Dizem que as pessoas com QI maior tem mais predisposição para se tornarem ateias...

Não concordo muito com isso, mas um ponto forte que pode justificar este comportamento é que muitas dessas pessoas, por serem um pouco mais "inteligentes" que as outras, passam a acreditar que não precisam de ALGUÉM para controlar suas vidas, prestando obediência e este ALGUÉM e LHE pedindo ajuda; pois, muitas vezes, se sentem auto suficientes, uma vez que (quase) tudo que desejam de material aqui nesta Terra, eles podem alcançar... Visto que, de maneira geral, os mais "inteligentes" são melhor posicionados socioeconomicamente.

A isso Deus dá o nome de soberba.

O certo é que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23), mas Deus diz que não acreditar nEle é algo indesculpável, visto que até a natureza revela Sua existência. Leia:

"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens [os que não creem] são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato." (Romanos 1:20,21)

Hoje, até mesmo por meio da ciência é possível evidenciar a existência de Deus, utilizando-se de análises das coisas que existem na natureza. O design inteligente que a complexidade e organização do universo e até mesmo de uma simples célula, expressa que ALGUÉM criou todas as coisas boas que existem. Eu chamo este ALGUÉM de Deus, o Deus Jeová, descrito na Bíblia.

Sei que vc tem dificuldades para entender a fé em ALGUÉM nunca visto por nenhum ser humano vivo hoje, mas lembre-se que "sem fé é impossível agradar a Deus..." (Hebreus 11:6). Sabe pq Deus exige isso? Talvês para selecionar os que relamente querem sair aqui deste mundo de corrupção, de violência, de coisas ruins... enfim, pessoas descontentes com o sistema deste mundo. Pessoas que sonham viver ao lado de um Ser Todo-Poderoso, que ama os Seus, que promete acabar com a dor, a miséria, a falta de amor... ALGUÉM que espera nós darmos um pequeno passo na fé (nem que esta fé seja do tamanho de um grão de mostarda) para poder ajudar tais pessoas, por intermédio de Seu Filho amado, que morreu por nós, pecadores, na cruz do Calvário, Jesus Cristo.

Os ateus e agnósticos tem meu respeito, mas às vezes, sua inteligência os afasta da FONTE da sabedoria. A ciência humana é falha, sujeita à mudanças constantes e até mesmo a retrocessos. A ciência divina é imutável e verdadeira, pois "Deus não muda".

Deus é tão bom que, permite que alguns ateus venham a sofrer alguma doença que a ciência humana não pode resolver... esse tipo de coisas. Nisso, surge a oportunidade para tais pessoas refletirem sobre sua auto suficiência e ter a chance de crer e adorar a Deus, aceitando Jesus Cristo e sendo salvos pela graça, mediante a fé nEle.

Porém, existem pessoas que se aprofundam tanto no ateísmo que seus corações se tornam duros como rocha e já não podem mais aceitar os apelos do Espírito Santo de Deus. Eis aí o pecado contra o Espírito Santo que Jesus se referiu. Leia Marcos 3:28-30.

Desejo a vc, caro leitor, que pense um pouco mais sobre suas convicções ou pré-conceitos.

André Luiz Marques

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br