quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Micro-avião "feinho" bate recordes de eficiência aerodinâmica


Feiura eficiente

À primeira vista, o Mavion não impressiona em nada: ele não é bonito e não parece transmitir aquele apelo tão característico das últimas inovações tecnológicas.

Mas a eficiência parece não precisar ser necessariamente bela: o pequeno micro-avião bateu todos os recordes de eficiência aerodinâmica, podendo alterar entre o modo avião e o modo planador de forma a otimizar tanto o tempo de voo quanto a distância percorrida.

O Mavion também mostrou-se altamente resistente a impactos, o que o torna adequado para operações em terrenos desconhecidos, com a posterior recuperação do aparelho.

Avião-planador

O projeto é do engenheiro Jean-Marc Moschetta, do Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, localizado em Toulouse, na França.

"A visão geral no desenvolvimento do bimotor Mavion foi criar um avião de asas fixas que possa ser facilmente adaptado como um planador, mas também para pousar em locais pequenos e estreitos," diz Moschetta.

O micro-avião tem 30 centímetros de envergadura - distância entre as pontas das asas - e dois motores com hélices girando em sentidos opostos. Segundo Moschetta, isso é crucial para que a alteração entre o modo planador e o modo avião possa ser feita de forma totalmente suave.

Voo vertical

Os ganhos com aerodinâmica foram tão significativos, que o pesquisador afirmou que já está planejando o desenvolvimento de uma versão capaz também de voar verticalmente.

"O objetivo definitivo do conceito é demonstrar uma capacidade dupla de voo usando o mesmo veículo: o voo rápido para frente e a capacidade de planar," diz o engenheiro. "Os dois rotores de movimentos opostos oferecem uma forma simples de melhorar o controle de estabilidade, que é particularmente importante também no voo vertical."

Concordando que o design de seu micro-avião é "inovador, mas simplista" Moschetta afirma que o projeto tem grandes possibilidades de uso prático, principalmente em vigilância e sensoriamento.

Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/11/2009
----------------------------------------------------------------------------------

Nota: Pois é... mais uma maravilha inventada pelo homem. Mas o homem ainda continua "invejando" e muito as aves no que se refere à sua integração perfeita entre design e eficiência em voo, se inspirando nesses animais para elaborar suas máquinas voadoras, que ainda assim, deixam muito a desejar em relação a elas, as aves. Inspiração esta ilustrada na 1ª imagem mostrada logo abaixo.

Aves como uma espécie de falcão chamado de Cinereous Harrier ( 2ª foto logo abaixo), podem fazer manobras incrivelmente bruscas, rápidas e precisas (de forma simultânea) ao voar para capturar suas presas, onde o homem ainda não pôde criar uma máquina que faça como o Harrier, neste ponto.

Se é tão trabalhoso e difícil, mesmo para cientistas que se debruçam durante anos num projeto como o daquele aviãozinho, que diremos pois, do acaso cego e burro ter produzido seres tão belos e ao mesmo tempo extremamente funcionais, como os pássaros?

Gosto muito de aeronaves e dos animais que voam, tendo como especiais o avião de caça AV-8 Harrier Jump Jet (admiro-o por ser capaz também de pairar e pela sua tecnologia, e não pela sua função, que é combater) e o Colibri (espécie de beija-flor mostrada na 3ª foto abaixo), que é uma ave que revela um design inteligente encantador, sendo uma das obras-primas do Criador, na minha opinião. A propósito, o avião AV-8 Harrier foi inspirado no falcão Harrier (que é capaz de pairar, além das outras habilidades já citadas), conforme já evidencia a relação dos nomes, claro.


Leia também: Super olho de camarão inspira nova geração de DVDs [e revela design inteligente]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br