sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um Ateu Garante: Deus Existe - Dica de leitura

O testemunho do maior ateu do século 20. Flew é considerado o principal filósofo dos últimos cem anos (seu ensaio Theology and Falsification se tornou um clássico e a publicação filosófica mais reimpressa do século 20) e passou mais de cinquenta anos defendendo o ateísmo. Filho de pastor metodista, ele sempre foi incentivado a buscar razões e explicações para as coisas em que acreditava. Tornou-se ateu, formou-se em Oxford, lecionou em universidades importantes, mas foi justamente a vontade de buscar a razão de tudo que o fez rever seus conceitos sobre a fé.

O livro se divide em duas partes. Na primeira, Flew conta como chegou a negar a Deus, tornando-se ateu. Na segunda, ele analisa os principais argumentos que o convenceram da existência do Criador. No fim, há dois apêndices preciosos: “O novo ateísmo” (no qual são analisadas as principais ideias de ateus como Dawkins e Dennett) e “A auto-revelação de Deus na história humana” (com argumentos sobre a encarnação e a ressurreição de Jesus Cristo).

“Minha jornada para a descoberta do Divino tem sido, até aqui, uma peregrinação da razão. Segui o argumento até onde ele me levou, e ele me levou a aceitar a existência de um Ser auto-existente, imutável, imaterial, onipotente e onisciente” (p. 144).

E você, está disposto a fazer essa busca?

(Michelson Borges)
------------------------------------------------------------------------------------

Nota: Tem pessoas que leem este blog que devem, mais do que ninguém, ler este livro...

6 comentários:

Luiz disse...

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2008/11/antony-flew-ex-ateu-garante-deus-existe.php

Não posso provar, mas se o que está exposto no link acima for verdadeiro, não recomendaria este livro.

Abraços!

André Luiz Marques disse...

Luiz:

Para alguém que não quer acreditar em Deus, mesmo um milhão de evidências científicas e testemunhos de milagres (que o naturalismo não pode explicar, de maneira convincente, apelando para a psicologia, pra tentar explicar alguns casos) seria válido.

A questão está na predisposição da pessoa em aceitar que há uma Mente superior à dela (talvês seja pq seu orgulho em acreditar que é o auge da evolução dos seres vivos seria ferido), uma Mente que criou todas as coisas boas e promete recriar este mundo corroído pelas consequências do pecado (transgressão da Lei - de Deus).

Mesmo assim, lhe recomendo o livro "Como Tudo Começou", do Adauto Lourenço. Este eu venho lendo e encontro o que talvês vc e o autor daquela crítica sobre o livro do Antony Flew tenham se frustrado, sobre as "poucas" evidências (não provas, pq ninguém pode provar a existência do Criador, ainda) no livro encontradas. O livro do Adauto pode lhe mostrar um pouco mais de evidências, por meio dos sinais de design inteligente observados na natureza e a compreensão de fenômenos naturais.

Louis Paster fez uma comparação sobre a vantagem de se crer em Deus, mesmo que somente pela fé, que serviu de base para eu escrever, na minha versão, um pequeno artigo, intitulado "O Jogo da Vida". Leia:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-vida.html

Poxa vida, meu irmão (se me deixar te chamar assim), dê uma chance para Deus! Peça a Ele um pouquinho de fé, para que possa crer nEle, mesmo não tendo ao alcance de seus olhos todas as provas. De fato, "sem fé é impossível agradar a Deus;" (Hebreus 11:6).

Note que tudo é uma questão de fé. Se no naturalismo filosófico que fundamenta a teoria da evolução e diz que não há Deus, pq não se pode vê-lo diretamente; ou no criacionismo, que busca nos sinais de planejamento inteligente do universo e da vida, complementando na Bíblia o nome desse Designer, ao qual os cristãos chamamos de Deus Jeová, Senhor da Terra e dos Céus.

Creio que isso é exatamente que Deus quer, proporcionar o livre arbítrio entre os homens, para que possam ou não acreditar e esperar numa/uma vida eterna cheia de boas coisas; sem morte ou dor; sem competição entre os seres, prevalescendo o mais "apto"; sem as limitações da vida cotidiana; com abundância de amor, amizades, cooperativismos, saúde, alegria em geral. Deus está, assim, selecionando os que sonham com um lugar onde a felicidade é total, através da fé em Jesus Cristo, o único Verdadeiro Caminho para a Salvação. Se tudo isso que os cristãos sonham para seu futuro for apenas sonho, mesmo assim vale a pena viver com esperança e conforme os ensinos bíblicos, pois quem vive com esperança vive mais e melhor (veja uma prova científica disso no documentário exibido pelo SBT sobre a saúde dos Adventistas feito com membros moradores em Loma Linda, CA, EUA; e na reportagem da National Geographic sobre os três povos que vivem mais e melhor no mundo - os Adventistas, por ex., vivem em média 10 anos a mais que a população mundial).

A ciência desconhece muita coisa neste vasto universo. Será que, neste infinito, não poderia haver a probabilidade de se haver Deus? Pq exercemos unicamente nossa fé para acreditar que macroevoluínos do nada, dirigidos pelo acaso cego, mesmo que esta probabilidade seja tão ínfima?

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." - Isaac Newton

Será que Nisto que ignoramos não estaria compreendido a existência de um Deus amoroso e sábio, pronto para nos receber com o maior carinho, mesmo nós sendo tão pequenos diante deste imenso universo e sendo tão pecadores indignos?

Isso não é um sermão, mas sim, uma reflexão.

André Luiz Marques

Luiz disse...

André,

"A questão está na predisposição da pessoa em aceitar que há uma Mente superior à dela(...)"

Isto é válido, desde que as razões da "predisposição da pessoa em aceitar que há uma Mente superior à dela" sejam racionais.

Quanto ao Ms. Adauto Lourenço, já tive o desgosto de ouví-lo, aproveitando-se da ingenuidade das pessoas presentes, para a utilização de uma fraude à favor do criacionismo. Além de absurdos matemáticos, quanto as divergências entre chimpanzés e humanos (apesar de que, sabe-se, humanos e chimpanzés, de fato, são bem diferentes). Nem parece um mestre em Física.

A partir daí, não confio muito no Ms. Adauto.

"Poxa vida, meu irmão (se me deixar te chamar assim), dê uma chance para Deus!"

Esta chance já foi dada, há uns 2 anos atrás e, acredite, Deus não perdeu Sua chance.

Sou ex-ateu. Mas nem por isso vou aceitar qualquer ideia, exposta por uma pessoa (entenda-se Adauto Lourenço) que, por exemplo, divulga o evolucionismo como se fosse uma teoria totalmente falida, que não é apoiada pela mínima evidência científica, o que é claramente falso.

Muitos criacionistas são tão ortodoxos quanto, ou mais que alguns evolucionistas.

Abraços!

André Luiz Marques disse...

Luiz:

Eu também não concordo com tudo o que o Adauto diz, conforme já escrevi em outras postagens. Me refiro ao que estou lendo no livro dele, até aqui.

De fato, meu senso crítico se extende até mesmo sobre ideias dos proponentes do criacionismo, assim como proponho que todos façam isso.

Não estou desmerecendo o Adauto aqui, claro. Pelo contrário, ele contribui muito com o criacionismo. Mas até mesmo pq temos profissão de fé diferentes (ele é presbiteriano, parece), naturalmente uma vez ou outra poderemos divergir em ideias.

""posso não concordar com nada do que vc diz, mas defenderei o seu direito de dizê-lo até a morte". (Voltaire)

Ronaldo João Farias disse...

Este livro é fraquissímo. Anthony Flew é um filósofo que tentou escrever sobre uma coisa que ele nem faz idéia de como funciona, cai em diversas armadilhas tão bobas que não pegariam nem uma mosquinha. Ao que tudo indica parece mesmo que ele nem ao menos escreveu o livro, parece que foi o editor dele, mas claro, estas informações vc não procura constatar, como no caso Walter Veith.

Mas te digo uma coisa o que posto aqui não é para tenatr te "converter" a ciência empírica, percebi desde sua primeira resposta aos meus comentários que não adiantaria em nada argumentar com vc. Minha esperança é que os leitores que visitem este blog e que não estajam com a visão de mundo tão reduzida quanto a sua que eles reflitam e pesquisem sobre o assunto nas mais diversas fontes antes de formarem uma opnião.

É uma pena que vc nunca perceba que:

"Há uma grandeza nessa visão da vida, com seus diversos poderes tendo sido originalmente insuflados em poucas formas, ou mesmo em apenas uma, e enquanto este planeta gira de acordo com a fixa Lei Gravidade, de um início tão simples, infinitas formas de grande beleza evoluíram e continuam evoluindo" Charles Robert Darwinrelti

André Luiz Marques disse...

O mesmo que escrevi para o Luiz, até aqui, serve para vc.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br