quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ecumenismo em Maringá vem se consolidando


Terça-feira passada (21/09/10), representantes de 8 religiões se reuniram no auditório Dona Guilhermina de Maringá para celebrar a "noite de oração pela paz", no dia internacional da paz. Estavam presentes cerca de 800 pessoas ligadas a estas religiões. Segundo o jornal O Diário:

"A partir das 20h15, a mesa foi formada por Mahasti Sahihi de Macedo (bahá'i), Eduardo Ryoho Sasaki (budismo), Maria de Lourdes Nascimento (candomblé), Dom Anuar Battisti (catolicismo), Lannes Boljevac Csucsuly (espiritismo), Robert Stephen Newnum (evangelismo), Mohamad El Ghassem Abbaker-Al Ruheidy (islamismo) e Marilza Martins de Paiva (umbandismo), além do coordenador do evento, advogado Irivaldo Joaquim de Souza, um dos fundadores do Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) da cidade."

Segundo o que vi no Band Cidade, um programa informativo local, e o que vemos na foto acima (veja mais fotos aqui), Dom Anuar Battisti foi o representante das oito religiões no discurso que se seguiu, onde um dos pontos que o clérigo tocou foi a questão da violência no trânsito de Maringá, que realmente é alarmante.

Muitos dos motivos desta união ecumênica entre denominações religiosas envolvidas são legítimos, de fato. Temos que buscar sim a paz com todos, pois este é um princípio comum. Porém, muitas dessas denominações religiosas estão acomodando suas doutrinas diferentes e abraçando o que têm em comum, que resume-se em duas: a imortalidade da alma e/ou a guarda do domingo (em detrimento ao "sono" da morte e ao sábado do sétimo dia ensinados pela Bíblia). Destas, têm religiões que creem em ambas e outras creem em apenas uma, mas estão entrelaçadas por um ou mais pontos fundamentais de erro.

Bom, se pararmos para pensar, o movimento protestante nascido com Lutero e outros, nos dias de hoje, de modo geral, já não protesta mais nada, pois deveria protestar contra os erros cometidos pela Igreja Católica Romana e outras religiões não cristãs. Mas o que estão fazendo, não só aqui em Maringá mas em todo o mundo? Estão se unindo como se não houvesse nenhum abismo doutrinário - principalmente os que são "pontos de salvação" - entre os protestantes fidedignos e outros seguimentos religiosos. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Interessante notar também que hoje em dia a palavra protestante já não é mais tanto usada (justamente porque sabem que já não estão protestando mais nada), e sim evangélico. Um tom mais amistoso, porém, de neutralidade e de compactuação com a confusão teológica/religiosa. Quem dera fosse sinônimo real de proclamadores do evangelho eterno do Reino de Deus... "Sou evangélico", é o que muitos dizem, generalizando as milhares de denominações "protestantes" espalhadas por aí, que por sinal crescem a cada dia.

Nas profecias bíblicas de Daniel 7 e 8, e Apocalipse 13, 16 e 17, por exemplo, temos uma visão geral do que as profecias dizem sobre o que ocorreria na história deste mundo, em especial destaco sobre no final dos tempos, onde dizem que no fim dos tempos uma união entre os povos do mundo para adorar a besta (Satanás) e sua imagem (o domingo) e seus outros falsos ensinos iria acontecer, e de fato isso vem se concretizando diante de nossos olhos.

Os comentários bíblicos de Ellen G. White lançam mais luz sobre a Bíblia, nos abrindo os olhos para entendermos melhor o quadro profético. No livro O Grande Conflito, ela comenta que no fim dos tempos, no qual estamos vivendo hoje, o espiritismo seria o elemento que uniria católicos e "protestantes", assim como outras denominações que creem na imortalidade da alma. Também diz, conforme a profecia bíblica, que a guarda do domingo seria o que uniria católicos e "protestantes". E isso tudo vem se cumprindo, conforme exemplo de ecumenismo que vem ocorrendo em Maringá, corroborando com a Palavra de Deus. Tudo isso vai culminar na perseguição dos que realmente "... guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apocalipse 14:12). Dias piores virão...

Por isso, nós, adventistas do sétimo dia, como protestantes, não compactuamos com o ecumenismo. Não por arrogância, separatismo ou outro motivo depreciativo; mas por entendermos o quadro profético, sendo que, como povo remanescente de Deus (no qual todos estão convidados para fazer parte - Apocalipse 18:4; João 6:37 por exemplo), temos a missão de proclamar o evangelho eterno do Reino de Deus tal como está na Bíblia (e não alterado, babilonizado), enfatizando as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-16. Estas três mensagens são alertas para que todos tomem ciência de que há somente um Deus que deve ser adorado, O Criador da Terra e do Céu, conforme descreve o Gênesis e outros livros da Bíblia - negando assim o evolucionismo, que muitas denominações vêm aceitando (Exemplo: catolicismo, espiritismo, budismo, alguns seguimentos evangélicos, etc.) e advertindo o mundo do Juízo de Deus -; da queda da Grande Babilônia; de que a confusão causada por muitos dos ensinos da ICAR (incluindo especialmente a guarda do domingo e a veneração de imagens ou dos santos que estas representam) levará muitos a se perder junto com ela (se não a abondonar).

Tendo isso em vista, concluo lembrando a ordem de Deus: "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18). É nossa maior alegria estar em paz com todas as pessoas do mundo, pois são nossos irmãos, iguais a nós, que carecemos da misericória de Deus, mediante Jesus Cristo; porém, queremos primeiro a justiça (afinal, "a paz é fruto da justiça" - Isaías 32:17), que é a eterna Lei de Deus, essencializada por Jesus em dois mandamentos (Marcos 12:30, 31). Eu, como adventista do sétimo dia, respeito todas as religiões que existem, mas não concordo com as que não se fundamentam única e exclusivamente na Bíblia, a santa Palavra de Deus. "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17). Quero também deixar claro que não sou contra as pessoas que professam fé em outra religião, mas contra muitas das doutrinas que creem, por não se basearem no "assim diz o Senhor", e sim em ideias e tradição dos homens. Deixo, por fim, uma frase pertinente, de Lutero: "A paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço."

Que Deus possa nos abençoar, para que entendamos e aceitemos o que Ele quer de nós, como cristãos sinceros. É o meu desejo e a minha oração.

André Luiz Marques

Um comentário:

George disse...

O tempo está próximo! Que estejamos preparados, pois já sabemos qual o resultado de tudo isso...
Que Deus o abençoe meu irmão!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br