quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pesquisadores creem ter encontrado a arca de Noé (2)

Hoje foi a vez de o Portal Terra repercutir a notícia sobre a suposta localização da arca de Noé: “Um grupo de cientistas turcos e chineses afirma ter localizado a arca de Noé no monte Ararat, de acordo com a imprensa turca. O pesquisador chinês Yang Ving Cing diz que eles encontraram uma estrutura antiga de madeira [foto] em uma altitude de 4 mil metros no monte que fica no leste da Turquia, na fronteira com o Irã. O cientista é membro de uma organização internacional dedicada à busca pela arca em que, conforme a Bíblia, Noé e sua família escaparam do dilúvio universal. Segundo Cing, a estrutura encontrada tem 4,8 mil anos. [...]”

Estranhamente, a imprensa nacional ainda mantém silêncio sobre o achado. Ontem, em língua portuguesa, creio que este blog [blog do Michelson] e portal de notícias CNTN foram os únicos a publicar a nota. Hoje apenas o Terra repercutiu o achado. Se fosse algo que contrariasse a Bíblia, creio que seria primeira página nos principais jornais...

Ontem mesmo, em conversa com o amigo Dr. Urias Takatohi, do Unasp, concluímos que a cautela deve nos fazer mesmo esperar mais informações e estudos. Segundo ele, que é doutor em física e é um dos meus entrevistados no livro Por Que Creio, numa consulta ao Google Earth com as coordenadas Latitude 39°41'46.35"N, Longitude 44°20'14.99"L e a fotos no site Panoramio (aqui, aqui e aqui), não é preciso ser especialista em geologia para perceber que a montanha chamada de Ararate (ou Ağrı Dağı) é um cone vulcânico mais recente do que o planalto de 1.800 m, do lado turco, ou o vale de 800 m do lado armênio. Na realidade, há vários cones vulcânicos visíveis em torno. “A aparência desses cones vulcânicos é bem ‘recente’”, ele avalia. “Esse tipo de montanha não cresce pela elevação do terreno existente como se observa nos Himalaias, Andes e Rochosas. A montanha cresce por deposição de material ejetado do interior em erupções vulcânicas. Se a arca tivesse ficado na região onde se esperaria encontrá-la? A 4.000 m ou soterrada no meio da montanha sob grandes quantidades de material vulcânico?”

A Bíblia afirma que a arca de Noé pousou sobre as "montanhas do Ararate" (Gn 8:4), mas não especifica sobre qual delas. Seria muito bom que a embarcação ou parte dela (se é que Noé e sua família não utilizaram a madeira para construir suas casas) fosse encontrada, mas nossa fé não precisa repousar nesse tipo de evidência. Há muitas outras.

Com relação à datação da amostra, também ficam dúvidas no ar. Para justificar idades pelo método do Carbono 14 (C14) maiores do que 6.000 anos, R. H. Brown (leia o estudo dele aqui) levanta a hipótese de que antes do dilúvio a proporção de C14 no ambiente biológico e, consequentemente, nos materiais de origem biológica deveria ser muito pequena dando uma aparência de idade maior do que a real. O petróleo e o carvão mineral, segundo os modelos criacionistas, são materiais orgânicos pré-diluvianos e apresentam proporção de C14 compatível com idades C14 correspondentes ao limite do método em torno de 40.000 a 50.000 anos. A madeira da arca deveria ter a mesma idade C14 do petróleo e do carvão mineral.

Estaria errada a idade apresentada por Cing? Conclusão do Dr. Urias: “Não podemos dizer que a datação seja obrigatoriamente discrepante, a menos que o método de datação usado tenha sido o C14.”

Fonte: Criacionismo.com.br

Leia também: Pesquisadores creem ter encontrado a arca de Noé

Nota deste blogger: Será que Deus vai nos dar este presente? Quem viver verá.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Série Origens - Terra, um planeta jovem?



O vídeo apresenta um estudo crítico sobre os métodos de datação convencionais que, muitas vezes, apresentam discrepâncias quanto à sua confiabilidade. Um interessante estudo que fará você refletir sobre a confiabilidade da idade que dão à Terra e à vida sobre ela. Será mesmo que a Terra tem ~4,5 bilhões de anos? O estudo é apresentado pelo Ph.D. em Física Orgânica A. E. Wilder-Smith (hoje falescido). Um vídeo antigo, mas que continua atual em "alfinetar" o fato, Fato, FATO da evolução.

Colaboração: Herbert de Carvalho, do site Estudos Bíblicos

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Michelson Borges em Maringá

Boa notícia para Maringá e região:

O nosso querido irmão em Jesus, o jornalista, editor da Casa Publicadora Brasileira, mestrando em teologia e reconhecido estudioso do criacionismo, Michelson Borges, proferirá uma palestra na programação do culto JA (Jovens Adventistas) deste 1º de maio de 2010, na Igreja Adventista do Sétimo Dia central de Maringá. Também estará presente o Coral Jovem da IASD de Maringá, para louvar ao Senhor.

Michelson Borges é um dos maiores militantes a favor da Ciência da Criação no Brasil. Autor dos livros História da Vida, Por Que Creio, Nos Bastidores da Mídia, Esperança Para Você, dentre outros mais. Serve ao Criador postando no blog Criacionismo.com.br - o qual me inspirei para criar este blog, há 1,5 ano mais ou menos, diga-se de passagem.

Convido, em nome dele, a todos que puderem prestigiar e estudar com ele o fascinante tema da criação versus evolução, que se façam presentes nesse dia. Estarei lá, com a graça de Deus.

Abaixo, fotografia do folder local sobre a palestra, com maiores informações.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Socialismo cristão versus socialismo marxista

O curso de Geografia possui disciplinas que proporcionam ao aluno pensar sobre as causas sociais, econômicas, ambientais, políticas, etc., em função do tempo e do espaço. Disciplinas estas que destaco algumas mais pertinentes para com a reflexão que farei a seguir, tais como: Sociologia, Geografia Econômica, Geografia da População, e Geografia Política e Cultural - no caso do curso de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aonde estudo. Na UEM, por exemplo, as disciplinas mais ligadas à área das ciências humanas são estudadas a partir da concepção marxista, chamado de materialismo histórico-dialético. Sempre gostei das ciências humanas e gostaria de fazer aqui um contraste entre o que aprendo na faculdade e o que aprendo com a Palavra de Deus, a Bíblia, no que concerne à crítica sobre o modelo capitalista imposto e às possíveis soluções para se superar este modelo sócio-político-econômico concentracionalista, extremamente segregador e desumano. Chamarei de socialismo cristão (que não é aprendido no curso) uma das propostas e de socialismo marxista a outra proposta de crítica e superação deste modelo deletério ao bem-estar social.

Como a maioria de nós sabemos, o capitalismo tem seus prós e seus contras, tendo muito mais contras do que prós. Afinal, a concentração de riquezas, a pobreza/miséria crônica, a divisão de classes, a competição não saudável, o consumismo e outros problemas derivados do capitalismo - sobretudo o selvagem - vêm assolando a maior parte da sociedade, onde ela é alienada pelo sistema, ao passo que é feita refém por ele. Como nunca experimentamos outro sistema em questão plenamente, e de forma que abrangesse toda a sociedade, só podemos teorizar sobre os sistemas alternativos. Assim, tanto o socialismo cristão como o marxista são passíveis de análise.

Concordo com boa parte das ideias diretas de Marx, sobretudo porque ele conseguiu simultaneamente entender e fazer uma análise crítica do capitalismo, entendendo o que chamou de conflito de classes etc., sendo um revolucionário sobre o pensamento da época. As obras desse pensador tais como Manifesto do Partido Comunista e o clássico livro O Capital são a base do pensamento sociológico da maioria dos centros acadêmicos de hoje. Mas, minha concordância plena com as idéias marxianas e marxistas param por aí e encontram certa divergência quanto à forma de superação do modelo capitalista. Claro que a proposta do socialismo idealista é boa, mas nos métodos é que encontro a grande diferença entre o possível sucesso entre o socialismo marxista e o socialismo/comunitarismo cristão.

Creio que o socialismo/comunitarismo cristão genuíno já provou que dá certo, mas existiu ou existe em pequena escala, sendo um modelo de sucesso ainda incubado que precisa ser difundido em plenitude em todo o mundo. Escrevo isso baseado em reflexões sobre os textos da Bíblia Sagrada, principalmente sobre os relatos do livro de Atos dos Apóstolos, que transmitem uma ideia de como eram as relações entre os primeiros cristãos (verdadeiros) dos primeiros séculos d.C. Vamos lê-los:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (Atos 2:42-47)

"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e depositavam-no aos pés dos apóstolos; e repartia-se a cada um conforme a sua necessidade." (Atos 4:32-35)

Note que as relações descritas nas passagens eram baseadas nos Dez Mandamentos de Deus (Êxodo 20:3-17), essencializados por Jesus em dois: "...amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força... Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30,31), onde do 1º ao 4º mandamentos se referem à nossa relação com Deus (relação vertical) e do 5º ao 10º se referem à nossa relação para com o próximo (relação horizontal). Estes cristãos da igreja primitiva alcançaram o sucesso social. Não estou falando de riquezas que o mundo capitalista está acostumado a conceber como sucesso, mas de ter o suficiente para viver com dignidade, ter paz, amor uns com os outros, crescimento espiritual, união, igualdade - ou seja, comunitarismo. O que para o cristianismo foi (e em certo grau ainda é) uma realidade, para o socialismo marxista ainda é e acredito que sempre será uma utopia.

Eu acredito que Marx e os marxistas de carteirinha deveriam e devem ler e considerar uma proposta que já mostrou que dá certo, lendo as Escrituras, para descobrirem o "segredo" para germinar, vingar e produzir frutos a semente do socialismo ideal. Porém, o que fazem com o método que já se provou eficaz? Descartá-o por completo, pelo fato de crerem no materialismo filosófico, excluindo assim, a Fonte do sucesso, o Senhor Deus, que é espírito. O próprio Karl Marx expressou certa vez que "a religião é o ópio do povo" e se baseou em idéias ateísticas, contribuindo para desenvolver o materialismo dialético. Os cristãos inconformados com as mazelas do capitalismo e com o utopismo do socialismo/comunismo marxista devem se atentar para isso mais do que outros. Estou tentando ser um deles.

Apesar de não ter sido expresso fidedignamente na antiga União Soviética, o sistema comunista/socialista não funcionou somente pelo fato da concorrência com o capitalismo ocidental, mas também porque houve uma filosofia ateia impregnada no modelo, e Deus diz que "...sem mim, nada podeis fazer." (João 15:5). Sou totalmente favorável à coletivização dos meios de produção e à distribuição de riquezas, mas prefiro que seja pelo método da sabedoria de Deus. De mau contra mau, o capitalismo venceu - o que também foi lamentável. Hoje, permanecem alguns poucos países que tentam resistir ao capitalismo (Cuba, Coréia do Norte, China comunista, etc.), mas também se utilizando de métodos político-filosóficos errados.

Hoje, mesmo englobados e influenciados de uma forma quase que inesquivável pelo capitalismo, o exemplo da igreja cristã primitiva ainda resiste na mente de alguns cristãos conscientes. Atualmente, mais com a conotação de assistencialismo missionário, muitas igrejas cristãs lutam contra a desigualdade social. Cito a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), com sua Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e a Igreja Católica Apostólica Romana, com a Pastoral da Criança, como exemplos. Porém, a maior colaboração para se ter esperança de dias melhores está na pregação do evangelho eterno da salvação em Jesus Cristo, na obediência à Sua Lei (Êxodo 20) - pregada pela Bíblia e pelos adventistas - e na esperança em Seu plano de restauração de todas as coisas, prometido e futuramente executado/dado como prêmio para aqueles que nEle confiarem até o fim. Assistencialismo resolve o problema? Não. Mas, pelo menos, alguns fazem sua parte para se ter um mundo mais justo, até à volta do Senhor Jesus.

Claro que reconheço e faço também uma crítica ao esmorecimento, em especial, da IASD (por ser adventista) quanto a se deixar ser quase que engolida pela influência capitalista. Muitos irmãos que detém um poder aquisitivo maior que o seu próximo deveriam ler mais e meditar na passagem do "jovem rico", descrita em Mateus 19:21 e nas passagens de Atos dos Apóstolos, expostas acima, por exemplo. Mas sobre a questão dos templos adventistas tenho outra ideia. A IASD tem uma certa quantidade de belos templos espalhados pelo mundo, arrojados arquitetonicamente; porém, não se trata de ostentação, mas de condicionar bem-estar aos frequentadores, quando possível. Afinal, é a casa de Deus, e a casa de Deus deve ser digna dEle e confortável para os fiéis. Eu, por exemplo, frequento um pequeno templo da IASD que é muito bonito, de bom gosto, aconchegante; mas ao mesmo tempo é modesto e frequentado por pessoas simples. Lembremos que "para Deus, só o melhor". Lembremos ainda do belo templo construído pelo rei Salomão e abençoado por Deus, descrito em 1 Reis. A IASD tem um sistema de coleta de ofertas que visa à expansão organizada e igualitária da igreja pelo mundo. Uma parte das ofertas é usada para construir templos, escolas, hospitais, etc. em vários lugares do mundo, tendo a mesma qualidade para todos. A transparência da IASD quanto ao que arrecada e usa na obra da evangelização e assistência social é motivo de admiração por parte de muitos.

O socialismo marxista se baseia na proposta da revolução do proletariado, que visa coletivizar os meios de produção, etc. Revolução esta que pode ser entendida como tentativas de conquistas de direitos através de protestos, organização de greves, organizações sindicais e, com isso, pode surgir os conflitos por vias de fato propriamente ditos, ou seja, a violência, e a não solução eficaz do problema. Vemos isso quase que todos os dias pelos meios de comunicação... Mas eu pergunto: estamos mais iguais por tentar fazer a tal revolução desta forma, excluindo Deus da jogada, como muitas vezes é a ideologia? As estatísticas respondem: entre 1960 e 1991, a participação de renda global dos 20% mais ricos cresceu de 70% para 85%; em 1991, mais de 85% da população mundial recebia apenas 15% da sua renda, e a riqueza líquida das 358 pessoas mais ricas, os biolionários em dólares, era igual a renda somada de 45% da população mundial mais pobre, isto seria, 2,3 bilhões de pessoas (UN Development Program, 1996:13). Hoje, infelizmente quase 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, e mais de 1 bilhão passam sede, segundo a estimativa da FAO; as condições de trabalho melhoraram nos países de primeiro mundo, mas, em contrapartida, as condições precárias de trabalho migraram para países da Ásia (China, Índia, Vietnã, Indonésia, etc.), América do Sul e África, por exemplo. Veja o caso específico de desigualdades socioeconômicas do Brasil clicando aqui. O que seria isso senão a falta de amor a Deus e ao próximo que a sociedade vem cultivando e possivelmente cultivaria com a implantação de um sistema que não dê importância aos princípios da vida?

O Socialismo cristão genuíno se baseia na revolução por meio do evangelho, que é por natureza pacífico, trazendo consigo a máxima do amor a Deus e ao próximo como atos não utópicos, mas possíveis e palpáveis. A luta entre as classes sociais vai continuar sem existir o amor vertical e o horizontal. Porém, é mais difícil de se fazer, porque depende do entendimento e mudança de atitudes de todos, tanto de ricos como de pobres. Um rico convertido a Deus entenderia que o que ele tem concentrado, na verdade, deveria ser repartido em partes iguais com aqueles que têm pouco ou nada, conforme os ensinos de Cristo e proposta feita ao "jovem rico", por exemplo. Só que o que vemos geralmente é o individualismo correndo solto em todas as classes sociais. Você entende o que eu estou querendo dizer? O método é o amor verdadeiro, que é um dom de Deus dado àqueles que pedirem a Ele. E isso o socialismo marxista não tem.

Dias atrás vi algo que me fez refletir e me deixou feliz. Ao darmos uma aula de campo (termo geográfico usado para se referir aos estudos feitos fora do ambiente teórico da sala de aula) para uns alunos da rede pública, meus colegas de classe e eu - que formamos um grupo de professores estagiários, na ocasião - paramos em uma lanchonete com os alunos para fazermos o lanche da tarde. Com isso, um de meus colegas da faculdade, o Fábio, teve a sensibilidade de notar que um aluno estava isolado do resto do grupo porque não tinha dinheiro para comprar seu lanche. O Fábio logo tirou cinco reais da carteira e pediu para um outro colega comprar um lanche para o aluno. O aluno ficou muito feliz por ter sido lembrado e saboreou seu lanche, como toda criança gosta de fazer. Enfim, se sentiu incluso na sociedade em que está inserido, graças à atitude nobre do professor. O Fábio é cristão, diga-se de passagem. Notei que aquilo foi uma atitude espontânea do Fábio e vi Jesus em seu rosto. Todos nós do grupo gostamos muito da atitude solidária de nosso colega. O amor abnegado se apresentou ali naquele momento. Percebe? Esta é a essência do que defendo, o amor ao próximo, a preocupação com o bem-estar alheio, como consequência de temer (amar) a Deus. O resto é conversa fiada e discurso. A sociedade só vai mudar se cada um mudar sua atitude. Mas Deus, pela força do evangelho, é quem pode nos mudar.

Leia o que o próprio David Harvey, um grande pensador marxista, escreveu no livro A Produção Capitalista do Espaço:

"No mundo, a maior parte da defesa da dignidade humana em face da degradação e da violência relativa ao trabalho foi articulada por meio das igrejas e não diretamente pelas organizações laborais (a capacidade das igrejas de operar em diferentes escalas espaciais proporciona diversos modelos de organização política, os quais o movimento socialista poderia extrair algumas lições importantes)." (HARVEY: 2005, p.218)

Agora leia a declaração de Marx em Manifesto:

"À medida que a exploração de um indivíduo pelo outro terminar, a exploração de uma nação por outra também terminará. À medida que o antagonismo entre as classes numa nação desaparecer, a hostilidade de uma nação por outra também acabará."

Porque não se utilizar da genuína religião como método para se alcançar os objetivos que todos nós desejamos, que é o bem-estar social, a paz, o respeito entre todos e a união entre os povos? Religião esta que ensine as pessoas a viverem por Cristo e pelo próximo (e não a se explodirem por causa de uma ideologia ou a dar dinheiro que Deus não pede - a não ser o dízimo e ofertas proporcionais aos rendimentos - para líderes soberbos e gananciosos). Religião esta que siga o significado essencial do termo (religar o homem a Deus) e, desta forma, obter a felicidade almejada por todos. Poderia escrever muitas outras qualidades e benefícios da verdadeira religião, mas fiquemos por aqui.

Analisando os métodos dos socialismos marxista e cristão, faço um paralelo (mesmo que não se aplicando totalmente a comparação) sobre o contraste entre Jesus Cristo e Barrabás - aquele que foi solto pelos judeus, em detrimento à condenação de Cristo. Jesus Cristo e Barrabás tinham o sonho revolucionário de salvar o povo judeu do jugo romano (porém, Jesus foi mais longe, jogando isso no plano da salvação de todos os homens do mundo e não libertando apenas do jugo romano, mas do laço de Satanás e suas hostes do mau para sempre). Barrabás queria fazer sua revolução pela força física, e Jesus, pelo poder de Deus. E Ele já venceu o mau na cruz do Calvário, ao passo que nós, pela fé, aguardamos o Seu retorno triunfal para acabar de uma vez por todas com todo tipo de maldade, incluindo aí o capitalismo e outros sistemas, ideologias, etc. que estão corroendo a Terra e seus moradores.

Por fim, faço uma proposta a você, caro(a) leitor(a): quer superar o capitalismo e outras facetas do mal? Então vamos voltar aos princípios da vida.

André Luiz Marques

Leia também: Reflexão sobre o Capitalismo e a esperança de um mundo melhor

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Interessante estudo sobre a Páscoa



Escute este estudo sobre o verdadeiro significado da Páscoa e em que a tradição apóstata ao verdadeiro cristianismo, junto com a mídia capitalista, vêm transformando este período festivo; assim como as implicações disso em sua vida. Você vai se surpreender. Feliz Páscoa pra você, ao lado de Jesus Cristo!

Ps: Estudo veiculado pela rádio Novo Tempo de Maringá (104,9 FM), feito no programa "Conhecendo a Verdade", que é apresentado ao vivo às quintas-feiras a partir das 11h, com temas bíblicos polêmicos e diversos. Vale a pena conferir.

O fato, Fato, FATO da evolução: Primeiro de Abril desde 1859

“Students should realize that although virtually all scientists accept the general concept of evolution of species, scientists do have different opinions on how fast and by what mechanisms evolution proceeds.”.

“Os estudantes devem entender que, embora virtualmente todos os cientistas aceitem o conceito geral da evolução das espécies, os cientistas têm opiniões diferentes de quão rápido e por quais mecanismos se dá a evolução.”

The American Association for the Advancement of Science, Educational Benchmarks, (F) Evolution of Life

“Scientists are still uncovering the specifics of how, when, and why evolution produced the life we see on Earth today.”

“Os cientistas ainda estão descobrindo os específicos de como, quando, e por que a evolução produziu a vida que hoje nos vemos na Terra.”

Smithsonian's National Museum of Natural History

“But they are trying to figure out how evolution happens, and that's not an easy job.”

“Mas eles estão tentando entender como a evolução acontece, e isso não é um trabalho fácil.”

University of California Museum of Paleontology and the National Center for Science Education

“The ability to generate novelty is one of the main mysteries in evolutionary theory.”

“A capacidade para gerar novidade é um dos principais mistérios na teoria evolucionária.”

“How Evolution Learns From Past Environments To Adapt To Present Environments”, ScienceDaily, November 10, 2008.

“Much of the recent experimental work on natural selection has focused on three goals: determining how common it is, identifying the precise genetic changes that give rise to the adaptations produced by natural selection, and assessing just how big a role natural selection plays in a key problem of evolutionary biology—the origin of new species.”

“Muito do trabalho experimental recente sobre seleção natural tem focalizado três alvos: determinar quão comum ela é, identificar as exatas mudanças genéticas que dão origem às adaptações produzidas pela seleção natural, e estimar quão grande é o papel que a seleção natural desempenha em um problema importante da biologia evolucionária —a origem de novas espécies.”

Scientific American Magazine, “The Evolution of Evolution: Testing Natural Selection with Genetics”, December 18, 2008.

É baseados nessas e outras declarações encontradas na literatura especializada, em documentos de organizações científicas e revistas, que eu afirmo aqui [blog do Enézio] que a atual abordagem da teoria da evolução em livros didáticos aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM é um 171 epistêmico. Se isso ocorresse com alguém na Bolsa de Valores -- fraudar para tirar vantagem para si e um grupo, um juiz já teria mandado essa turma pra cadeia.

Agora eu entendo por que do silêncio desses autores e por que eles não me processam por danos morais: Darwin iria junto comigo para o banco dos réus, e seria encontrado em falta no contexto de justificação teórica. Como eles não me processam, QED: O fato, Fato, FATO da evolução não é um fato científico tão corroborado como a lei da gravidade!

Fui, nem sei por que, cada vez mais cético do fato, Fato, FATO da evolução como um fato científico tão corroborado quanto a lei da gravidade. Ou eu não entendo bulhufas de teoria evolutiva???

Fonte: Desafiando a Nomenklatura Científica
Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br