quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os espíritas são maravilhosos. O espiritismo, não.

[Do blog Na Mira da Verdade]

Uma espírita muito sincera e querida escreveu-me:

“Quando dizem que o espiritismo não é de Deus então vocês acreditam em outro deus. Não existe outro deus, o único deus é Deus, criador de todas as coisas. Prefiro acreditar que o “diabo” também é filho de Deus, um filho que não está no caminho do bem. É fácil amar os espíritos encarnados e desencarnados que estão no bem, difícil é amar e ajudar os espíritos encarnados e desencarnados que ainda não conhecem o caminho do bem. O espiritismo segue o principal ensinamento de Jesus: “amar ao seu próximo como a si mesmo”.

Abaixo, compartilho com você a resposta que dei a ela. Repasse para seus amigos, especialmente àqueles que são espíritas e que precisam da luz de Deus para descobrir a verdade sobre o espiritismo.

Ótima leitura!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Oi, amiga,

Não tenho dúvidas do amor de Deus por todos os espíritas e do quanto Ele fica feliz em vê-los fazer o bem para o próximo. Isso é digno de louvor e imitação, pois, eles cumprem Mateus 22:39. Todavia, isso não torna o espiritismo algo bom. Boas são as pessoas que fazem parte dele.

Quem diz que o espiritismo não é de Deus é o próprio Deus! Veja o que Ele afirma em Isaías 8:19, 20:

“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.””

Se você ler Deuteronômio 18:10-14 verá que Deus até mesmo usa o termo “abominação” para se referir ao espiritismo (na Nova Versão Internacional, o termo é “repugnância”). Isso por que os espíritos que lá estão foram anjos bem esclarecidos e que tiveram oportunidades para arrependimento depois de pecarem.

Por terem se rebelado, foram expulsos do Céu com Lúcifer, comandante deles (ler Ap 12:7-9; 2Pe 2:4). Perderam as oportunidades e o destino final deles será o castigo, como o próprio Jesus Cristo disse (Mt 25:41).

Em Levítico 19:31 o Criador adverte de que o contato com o espiritismo contamina espiritualmente o ser humano. E em Levítico 20:27 Ele mandava executar o indivíduo que continuasse em tal prática, depois de ter sido avisado.

Isso prova indiscutivelmente que, mesmo Deus amando ao espírita – e muito – ele odeia o espiritismo e que, à luz da Bíblia, não há justificativa para ser espírita.

Apelo a você com carinho: vá à Bíblia. Faça dela sua regra de fé e prática e aceite o que ela dizsobre o kardecismo (e outros tipos de espiritismo). Você se sentirá bem por estar em total harmonia com a vontade de Deus e com a Verdade e garantirá sua salvação eterna.

Fazemos parte de uma “guerra” entre o bem e o mal e precisamos usar a “armadura espiritual de Deus” para vencermos as forças do mal, como nos ensina Efésios 6:10-18. Se precisamos de tal “armadura” para lidarmos com um inimigo tão poderoso como o diabo e seus anjos, não podemos de forma alguma dar a eles “brechas” para entrarem na nossa vida. Para isso, devemos ficar longe do espiritismo.

Acesse o site www.bibliaonline.net e veja um estudo que fiz sobre o espiritismo à luz da Palavra de Deus. Estarei a sua disposição se quiser esclarecer suas dúvidas.

Um abraço e fique com Deus,

(Leandro Quadros)

22 comentários:

robson pimentel da silva disse...

meu irmão André este assunto é de muita importância para todos, nós, pois muitos se perderam, por concordarem com o espritismo. boa noite Deus te ilumine. Robson

André Luiz Marques disse...

Olá, meu amigo e irmão em Cristo, Robson! Tudo bem com você e família? Espero que sim. Saudades de vocês aí de Maringá...

Disse tudo, meu amigo, o assunto é de grande importância e nós estamos aqui para ajudar os nossos amigos espíritas, assim como a muitos outros, a se encontrarem com a verdade, que está na Bíblia, a nossa única e suficiente regra de fé.

Vale lembrar que espiritismo e evolucionismo estão de mãos dadas, e são dois dos grandes erros nos dias de hoje que são combatidos aqui no nosso blog.

A paz de Jesus e felicidades aí pra você, Sandra e o Estevão! Abs.

Elyson Scafati disse...

André, vc já parou para pensar se vc e a sua bíblia também não são um engodo de satã?

À época, o xamanismo era corrente dentre os povos do Oriente Médio, mesmo entre os Hebreus.

Isso quebrava a unidade religiosa e afastava as pessoas, o que não era nada bom, pois deixava vulnerabilidades para os inimigos.

Assim, 1 povo, 1 deus e 1 terra era o mote dos hebreus, fracos militarmente diante de quem os cercava.

Como já lhe disse muitas vezes, ler isoladamente a bíblia em seus versículos e apartada do historicismo leva ao radicalismo com que vc a interpreta.

Não há nada de concreto que torne a bíblia divina e o espiritísmo malévolo ou vice-versa.

Assim, suas colocações surgem como radicais e pautadas em critérios equivocados acerca de qq crença.

Espiritismo assim como Adventismo, os vejo como meras crenças, sem qq fundamento lógico-científico que as respalde como verdades ou dizer que este é o caminho de deus e aquele não.

Estão ambas na cabeça das pessoas.

Anônimo disse...

Elyson, vc está equivocado, quanto a palavra de Deus, o que o nosso irmão em Cristo André disse tem o apoio total da palavra de Deus, vc Elyson que está sendo usado pelo o maligno e não se percebeu, indo contra a verdade e acreditando na mentira, desperta Elyson se não ficará a perecer no lago de fogo junto com o diabo e seus anjos, isso ocorrerá num futuro próximo

Elyson Scafati disse...

Ok Anônimo:

O que é verdade?

ui ui ui!!!! estou morrendo de medo do Capeta!!! Até vou me esconder de baixo da cama e chamar a minha mãe!!!

Prove as suas alegações.

Só pelo que vc diz, quem merece esse final infeliz pregado pela sua crença estúpida é vc.

Já, para os espíritas, budistas, indianos e demais religiões orientais, vc irá dar um passeio pela terra dos mortos ou Umbral (para espíritas) até reencarnar em alguém melhor. Ou seja, terá quantas chancer forem necessárias.

Não é bem mais bomitinho e amável que ter um deus vingativo e implacável?

Abraço e que vc seja uma pessoa melhor a cada dia e pare de condenar e meter medo nos outros, pois isso se chama desonestidade.

André Luiz Marques disse...

É justamente aí que mora o perigo e engano do espiritismo, budismo e outras afins: crer que teremos várias chances de melhorar até ficarmos ao nível de Jesus...

Lhe recomendo, Elyson, aceite a Jesus no dia que se chama hoje, conforme ensina a Bíblia.

Ao morrermos, acabou a chance para todos, e é isso que o Senhor tanto vem nos adventindo, com a Bíblia. O inimigo sabe disso e cria "n" religiões para desviar a verdade, que liberta, dos homens. Eu não vou correr o risco de teimar e "pagar pra ver", crendo que teremos outras chances. É mais sensato e, não perderei nada fazendo isso, só ganharei, assim como vc e outros podem fazer isso também.

Elyson Scafati disse...

André

Assim como não acredito na sua crença, não acredito em espiritismo e outras crenças religiosas, quer o que sejam.

Para mim, não passam de invenções humanas para afastar o medo de morrer.

Vc acredita que irá para um paraíso onde ficará no colinho de deus ou de Jesus.

Espíritas acreditam que irão reencarnar até irem para planos superiores.

Vikings acreditavam que iriam para o Valhala onde encontrariam as Walkirias, se casariam com elas e teriam uma eternidade de lutas e glorias.

Egipcios acreditava ir para os campos elíseos.

Indios acreditam que irão para o grande espírito.

Budistas creem que após um longo clclo de reencarnações iremos ao Samsara.

Judeus acreditam que vão para o Sheol até passar pelo juízo divino.

Gregos acreditavam na mansão dos mortos de onde não poderiam mais sair.

Mas em suma: NINGUÉM FAZ PROVA DE NADA DISSO.

Se a sua crença é a verdade acima de tudo, faça prova disso. É simples assim.

Agora vc se valer de raciocínios circulares (a bíblia é a verdade porque assim está escrito e assim está escrito porque é verdade) não dá.

A verdade, André, é que eu, vc e todo o restante do mundo e dos demais seres vivos morreremos e terminaremos por aqui.É o que tudo indica, exceto se vc viver em um mundo de sonhos e fantasias como fazem os religiosos.

Diabo André, assim ccomo deuses, e demônios simplesmente não existem. São frutos de nossa imaginação, de nossos desejos e de nossos medos. Eles são feitos a nossa imagem e semelhança e não nós a deles.

Isso é simples de ver. Olhe cada sociedade e veja quem são seus deuses. Seguem exartamente o padrão social de comportamento delas.

Mas vale vc ser a cada dia uma pessoa melhor e ajudar aquele que precisa. Isso não é um mandamento cristão, mas um mandamento ético, que vigorou e vigora ainda em muitas sociedades.

Elyson Scafati disse...

Mais uma pergunta André:

Com que autoridade vc diz ser a crença dos outros uma criação demoníaca? Vc tem provas concretas disso?

Não seria também a sua religião, com todas as mentiras que ela prega (criacionismo, ludibriar jovns e menos esclarecidos, meter medo nos outros, pixar a crença alheia, condenar homossexuais e quem nela não crê ao inferno) uma criação do demo?

Seriam seus correligionários em toda sua iniquidade e hipocrisia merecedores de um paraíso ao lado de um deus bom?

Pense, reflita...

André Luiz Marques disse...

Se você quiser pagar pra ver, é por sua conta e risco.

A maior evidência do cristianismo é Cristo. Quem mais morreria em seu e meu lugar??? Qual "deus"???

Reflita e tome a melhor decisão.

Elyson Scafati disse...

Sonhe André.... Faz bem. No mais estou morrendo de medo de suas ameaças.

Muitos morreram na cruz, desde antes dos domínios de Roma sobre a região da Palestina.

Assírios, babilônios e macedônios mataram muita gente assim. E o suposto Jesus não foi uma exceção.

O que garante que este suposto homem-deus morreu pela humanidade?

O que respalda a ideia dele ser um deus feito homem assim como foi Hercules, Krishna ou como fora, antes da segunda guerra, a família imperial japonesa?

Ou seja, como todo crente, vc se vale de argumentos circulares.

Jesus não é prova de absolutamente nada que dê veracidade e credibilidade a sua crença e ao que fora inventado após a morte dele por seus seguidores a fim de ganharem espaço em um mundo helenizado.

Quanto a vc eu é que peço que reflita acerca das mentiras e das iniquidades que sua crença prega em prol de uma ideologia falida e preconceituosa. Ach que seu caso é pior que eu pensava... vc tem zero de senso crítico.

Elyson Scafati disse...

E se a história de Jesus for real... não seria ele uma artimanha do demo, já que voc~es dão tanta esperteza a este ser?

E Fátima, Guadalupe dentre outras aparições que existem por ai?

Que provas vc tem que as desmerecam serem divinas e as tornem manifestações demonícas e vice-versa?

O que respalda ser o pensamento de Helen "a esquizofrênica" algo ligado aos céus em vez do inferno ou vice-versa?

Tenha senso crítico e pense um pouco, não dói nada...


Quanto a mim, não se preocupe, não estou sob a jurisdição de seu deus da mentira e nem de qq demônio, pois não dou a mínima para eles.

Elyson Scafati disse...

Em tempo, André:

Se vc verificar as mudanças por que deus passou, ela se reflete exatamente nas sociedades que o correspondem.

O Deus Judaico é implacável e cruel. Ao fazer o que ele manda, vc não faz mais que sua obrigação.

O Sheol é o local de purificação espiritual ou punição para os mortos, sendo o mais distante possível do céu.

O período da purificação ou punição é limitado a apenas doze meses e cada sábado é excluído da punição.

Depois a alma irá acender ao Olam Ha-Ba, o mundo a vir, ou será destruída se for muito má.

Assim, para judeus, não há sofrimento eterno, mas o fim de uma alma, bem mais atraente que sua crença...

Além de Sheol, pode ser denominado Gehinnom, local onde se acreditava que eram reunidos os mortos.

O deus cristão já se trata de um molóide. Vc é perdoado de todas as sacanagens que vc faz desde que vc acredite nele. Não passa de um deus vendilhão e barganheiro.

Também gosta de impor o medo nas pessoas e ai revela o seu lado negro e cruel condenando a todos os divergentes ao inferno.

O deus do Islã volta ao seu caráter de implacável e cruel contra os infiéis. É um deus que, se mal interpretado prega o ódio e a morte daqueles que não o aceitam. Também condena ao inferno quem não se coaduna ao seu modo de pensar.

Como pode ver, depois da influência grega do Ades, o seu inferno passou a existir e se reflete no pensamento cristão e no islâmico, mas não no judaico.

Ou seja, aprenda história das religiões para saber como elas se transformaram e chegaram a ser o que são, seja nas coisas positivas delas (raras) como no besteirol usado para assustar as pessoas e angariar fiéis.

Hugo Ícaro disse...

O Deus judaico é implacável e cruel? O Deus cristão é um molóide? Amigo, eu até pensei que você entendia alguma coisa sobre o assunto mas agora vejo que não sabe o que está falando.
Detalhe: a Bíblia não ensina que haverá um tormento eterno. Isto é invenção de homens... uma interpretação errada das Escrituras. Grande parte dos cristãos têm acreditado nesta ideia mas ela não tem respaldo bíblico.

Se vc não crê em nada disso, qual o propósito dos teus comentários?

Elyson Scafati disse...

ui ui ui Hugo!!!! ficou nervosinha é?


Meu propósito é afastar idéias idiotas como essa coisa de meter medo nas pessoas baseado em superstições estúpidas como o cristianismo e demais religiões.

É fazer pessoas tolas como vc pararem de se achar a cereja do bolo e ver que existe muita coisa melhor que fazer marketing religioso criticando a crença alheia, em vez de realmente olhar os problemas desse mundo e ver o que outros têm feito para ao menos amenizá-los, em vez de passar 24 hs por dia louvando um fantasma, criado pela sua imaginação, que vive no além.


Acho que vc é quem não sabe nada do deus judaico/cristão/islâmico. Leia um pouquinho a bíblia e o corão e verá quem ele é de fato...

Saída do Egito, matança de cananeus, sofrimento de Jó, castigo dos filhos de Israel, dentre outras peripécias.

Já o deus cristão, segundo pintado pelo PT (Paulo de Tarso) se vc acreditar nele e no "filho" dele blz, vc está salvo de todas as suas sacanagens. Ou seja, arrepender-se é nele crer. Se não acreditar, mesmo sendo um cara legal está condenado.


Respondidas as suas questões ou tenho de desenhar?

Elyson Scafati disse...

Em suma Hugo, afinal, vc acredita em inferno ou não? Pelo seu comentário não dá para saber disso.

Mas, se acreditar, faça prova de que este lugar existe e que 2/3 do mundo irão parar lá.

André Luiz Marques disse...

Dois comentários foram apagados, pois um era anônimo e o outro era em resposta ao comentário anônimo, feito de forma desrespeitosa. Leiam as regras antes de comentar, por favor.

Hugo Ícaro disse...

Elementar, meu caro Elyson!

Inferno não existe. O que vai ocorrer é a destruição dos que não estiverem com seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro, no que a Bíblia chama de lago de fogo e enxofre. Isto acontecerá logo após o milênio quando se dará a ressurreição deste grupo. Apocalipse 20 descreve estes eventos.
Não será um tormento eterno. Trata-se da DESTRUIÇÃO dos ímpios ou como diz a Bíblia, a 2ª morte (Apocalipse 21:8). A Bíblia diz ser isto um "ato estranho" para Deus já que Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 18:23, 32 e 33:11).

A Bília, do Gênesis ao Apocalipse conta a história de ovelhas que se perderam e do Pastor que, incansavelmente, sai em busca das ovelhas perdidas. Antigo e Novo Testamentos falam do mesmo Deus.

Quanto ao fato de ser um cara legal, você pode ser até a madre Teresa, meu caro. Se não aceitar o Senhor Jesus Cristo como teu único e suficiente Salvador, pode esquecer. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Então, Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho para que todo o que nEle crê não pereça. A oportunidade de salvação é para TODOS, sem exceção. Mas é preciso aceitar a morte expiatória de Cristo. Você é um cara legal, meu caro, mas sem Jesus, terá de arcar com as consequências de ser um pecador. E isto vale de Adão até o último de seus descendentes. E quanto às pessoas legais, não se iluda. Aparentemente, existem pessoas legais. Legais até que ponto? Legais em que circunstâncias? Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto! Isso é fato... comprovado! Me lembro até de uma música que dizia "o que vc faz qdo ninguém te vê fazendo ou que vc queria fazer se ninguém pudesse te ver". Essa é a realidade do homem.

Agora, o que você acha que eu devo fazer diante deste fato? Devo me calar enquanto milhares podem perecer por ignorância? O barco está para naufragar e eu sei aonde estão os coletes salva-vidas. Você não acha que eu deveria contar a todos quanto pudesse aonde podem encontrar a salvação???

Meu caro Elyson, a vontade de Deus é que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4), inclusive você, acredite ou não. Por ser esta a vontade de Deus, é a minha também. Eu proponho a todos que acompanham o blog que intercedam diante de Deus pela vida do Elyson. Sugiro até ao André que faça uma campanha de oração intercessória pelo Elyson. De nada adianta ficarmos aqui debatendo estes assuntos se no final das contas, meu caro Elyson, você ou eu ou quem quer que seja, não estiver com o nome escrito no livro da vida do Cordeiro.

Não sou contra o debate. Acho importante e até proveitoso... mas o que eu quero ver, meu caro Elyson, é o teu nome no livro da vida!!!

Um grande abraço! Se você ouvir a voz de Deus, e certamente você vai ouvir, não tente se esconder, pois Ele chama com paciência e tanto amor por você... não deixe passar a chance de aceitar a vida em Jesus.

Elyson Scafati disse...

Hugo, seu raciocínio se chama circularidade, ou seja, vc usa aquilo que é contestado para dizer que este algo contestado é verdadeiro.

Em suma, vc ainda está no mundo da fantasia e suas provas não provam absolutamente nada.

Além disso, seu raciocínio é contraditório.Vejamos:

Se deus é o onitudo (pela sua concepção), então ele tem poderes sobre tudo e pode tudo o que lhe der na telha (se é que ele tem uma).

Já que este ser tem sentimentos humanos como pesar pela destruição dos impios, em sendo o criador de tudo e todo poderoso, poderia evitar essa tragédia para os ímpios.

Mas por que não o faria, se pela concepção dos que acreditam nessa patacoada, nenhum evento ocorre sem o aval de deus? Ou seja, ou ele tem prazer em destruir o ímpio ou não é todo poderoso.

Em sendo assim, ou é um deus mal ou seus superpoderes não passam de uma mentira.

Assim, sua ideia de deus é completamente sem qq sentido, e está imersa em um mar de contradições. Ou seja, vc crê em um deus de mentiras e falsidades.

Resumindo, quer dizer queeste deus "bom" mandará 2/3 do mundo que não aceitam o seu salvador para o abate.. Belo deus e belo salvador... se assemelha mais a um demônio do que a um deus de bondade, amor e compreensão.

Quanto a sua campanha de orações, pode começar a fazê-las para vc mesmo, pois um cara com suas ideias e preconceitos é quem ganhará o bilhete do trem "lago de fogo" antes de muita gente.

Como vc se julga sabedor das vontades de uma divindade? Quem é vc para ter tal conhecimento?Por acaso a divindade sussurou em seu ouvido? Ou vc anda sonhando com deuses?

Esse é o grande mal dos seres humanos... acharem que sabem qual é a vontade dos deuses. Eis a razão de boa parte dos morticínios e perseguições da humanidade.

Deus ou o diabo residem dentro de vc. É a sua mente e as suas ações que o fazem pertencer a um desses lados.

Não há agentes externos intercessores ou salvação de nada. Eu, vc, o André, os indianos, islâmicos, budistas, espíritas, ateus, agnósticos, os animais e plantas desse planeta, etc, todos morreremos um dia e ai o mundo acabará para nós.

Cristo, Buda, Maomé, Krishna, pode ser que até tenham existido ou não, A mensagem de Kardec, de Madre Teresa, Chico Xavier, Aquino, Anselmo, pode até ser equivocada, mas isso não importa.

A mensagem em nome deles mostra que o homem pode ser bom para com seu semelhante e para com o mundo onde ele vive e com as demais criaturas que o partilham conosco.

Mas daí dizer que acreditar nisso ou naquilo o condenará ou o salvará de sofrimento ou destruição, ai vc já adentra ao mundo dos preconceitos e das superstições.

O que vc deveria fazer em vez de buscar salvar a própria pele e a dos outros no além é olhar o aqui e o agora. Tem muita gente precisando de roupa, remédio, comida e carinho.

Dê um pulo no hospital do câncer na ala infantil.

Ande pelas ruas de São Paulo á noite.

Esses precisam mais que meras orações. E... por incrível que pareça, muitos que batem no peito e se dizem seguidores da palavra de deus não estão nem ai para essas pessoas.

Enquanto conheço muitos ateus, budistas, judeus, islâmicos, espíritas e cristãos que fazem trabalhos voluntários para ajudar essas pessoas.

Ou seja, se deus existir e for o que vc tem em mente, ele é injusto e mal.Assim, quanto mais longe do seu ícone de adoração melhor.

Milhões de vezes ser destruído que servir a essa coisa.

A única coisa que tenho em mente é ser alguém bom e não esperar nada em troca de ninguem daqui ou do além. Já, vc crê em Jesus porque quer ser salvo = barganha.

E se vc descobrisse que nada disso existe, vc continuaria crendo?

Para mim, nada disso existe e não é por isso que deixo de ser um cara bom e de respeitar meu semelhante e as criaturas desse mundo e o meu mundo.

Elyson Scafati disse...

Hugo, vamos dar um passeio pelo Egito, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia:

A origem do paraíso remonta ao Egito antigo, com a pesagem do coração em comparação à pena de Maat. Se o coração se equilibrasse com a pena era inocente e iria para os Campos Elíseos gozar a eternidade; do contrário seria destruído por Amut.

Parece que Mesopotâmicos acreditavam no retorno da alma da Mansão dos Mortos depois da morte física.

A Descida à Mansão dos Mortos era um estágio necessário para a purificação por atos não responsáveis e omissões para que o espírito pudesse retornar novamente depois, e que este fato era devido ao elo entre as Grandes Alturas e as Grandes Profundezas, ou o Duranki.

Já a ideia de messias (saoshyant) vem do zoroastrismo (religião persa), religião da Antiga Pérsia, cujos conceitos foram assimilados pelo judaísmo à época do cativeiro ou um pouco antes.

Aqui passa a haver o maniqueísmo hebreu, pois essa crença tinha um deus bom e um mau.

É daqui tb que vem a crença no juízo final e a missão de convocar a humanidade para a batalha final contra o mal. Mas, embora o messias persa nasça de uma virgem, ele é humano. Na verdade são 3 messias.

O zoroastrismo tem uma concepção de céu (após a travessia da Ponte Cinvat), purgatório e inferno.

E, detalhe: uma alma que praticou boas ações vê uma bela virgem de quinze anos, enquanto que a alma de uma pessoa má vê uma megera. Acho que a ideia das virgens do islã deve ter vindo daqui.

A noção de inferno não é de origem judaica. Não há qualquer história sobre lago de fogo ou de enxofre na crença judaica.

Os mortos, segundo essa crença, vão para o Sheol ou Gehinah, a "morada dos mortos", onde eles são purificados.

Após essa purificação, se forem de fato muito maus serão destruídos e se forem bons atingirão o "mundo a vir". (tem algo similar com a cr4ença egípcia e com a crença mesopotâmica).

No judaísmo prevalece a idéia de que Deus usa a vida após a morte para conceder a justiça definitiva e como uma última oportunidade para que as pessoas predominantemente más busquem algum tipo de redenção final.

No Judaísmo o que realmente conta é a conduta ética individual e não a que credo o indivíduo pertence.

Quanto às histórias de messias, a vemos no livro de Daniel e Jeremias, abaixo discutidos:

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2011/04/quando-os-fundamentalistas-erram.html

Elyson Scafati disse...

A concepção grega do Hades é tal como a judaica, mas o Hades possuía várias moradas, sendo o inferno conforme a concepção cristã denominado de Tártaro.

O cristianismo cria sua concepção de inferno a partir da ideia de tártaro e não de Sheol, no qual o suposto Jesus acreditaria.

Mas como já estamos em pleno Helenismo, acredito que Israel já tivesse sofrido sua carga de influência grega.

Portanto, o cristinanismo sincretizou a ideia judaica de Campos Elíseos, Mansão dos Mortos, Ponte Cinvat e Sheol com a ideia grega de Hades e tártaro, para dar um destino aos mortos, no dia de um juízo final.

Esses elementos, principalmente o grego, são muito claros quando se faz uma leitura de apocalipse.

Isso não é de se estranhar, pois o autor dessa obra literária tem o nome de João de Patmos, e sendo que ela fora escrita em grego. Logo, tudo leva a crer que seu autor era um grego sob influência do cristianismo.

Sem falar que Paulo de Tarso era um judeu helenizado, que teve de enfrentar gregos e sua lógica, de modo a que o cristianismo pudesse ser intitulado como "uma verdade".

Assim, é possível que o suposto Jesus, influenciado por todo o arcabouço de conhecimentos religiosos acima citados possa ter lançado a semente de uma concepção de inferno, mais tarde explorada por seus sucessores, mas apoiado numa versão judaica.

A influência de Paulo no pensamento cristão é a mais importante do NT.

Paulo declarou que sua fé em Cristo aboliu a lei judaica para a salvação, exaltou a igreja cristã como sendo o corpo de Cristo e mostrou o mundo fora da igreja como estando sob julgamento.

Já a ideia como hj é difundida pelas crenças cristãs, vieram bem mais tarde, lá pela Idade Média, a partir do resgate de textos canônicos e apócrifos escritos por cristãos antigos e associados com a crença germânico-celta dos deuses bons e maus, de onde aparecem as figuras anjelicais e os demônios (anjos caídos do judaísmo - história narrada no Zohar) e suas figuras horrendas.

Alie td isso a ideia de querer angariar fiéis e os ameace com a destrição de sua alma no lago de fogo... conclusão: é exatamente o que vc pensa em seu mundo de superstições, Hugo.

Elyson Scafati disse...

Ainda vale citar o Mitraísmo, sendo Mitra uma divindade indo-iraniana cuja referência mais antiga remonta ao II milénio a.C., tendo sido introduzido em Roma por volta de 70 d.C..

O culto surgiu na Índia tendo se difundido pela Pérsia e mais tarde pelo Médio Oriente.

O mitraísmo findou em 377 d. C. por ordens de Teodósio, contra todo e qq culto diferente do cristianismo, sendo que por volta do sec. V os seguidores restantes forma perseguidos.

Quanto aos“sacramentos” do Mitraísmo, Constantino e seus sucessores encontraram substitutos como para a refeição sacrificial transformada na Ceia do Senhor/Comunhão Cristã.

Os cristãos primitivos, sob a influência do Mitraísmo, já haviam ligado o misticismo à Ceia do Senhor, rejeitando o conceito bíblico de uma simples e adorativa rememoração da morte e sangue derramado de Cristo.

Isso culminou na romanização da Ceia do Senhor a qual completou a transição para a consumação sacrificial de Jesus Cristo, agora conhecida como a Missa Católica/Eucaristia.

Já, o movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Católica iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.

Os motivos para esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja Católica, além da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do Papa, entre outros.

Para os protestantes, a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, sem a necessidade de um intermediário.

Já a fé católica diz que o único método de se obter a salvação é através dos sacramentos e rituais para purificação da alma feitos através de pessoas santificadas (padres, bispos, etc.).

Esse é o quadro que temos hj do cristianismo: católicos (romanos e ortodoxos) de um lado e protestantes de outro.

Obviamente que salvação por sacramentos não possui qq respaldo bíblico, seja no NT ou no VT (exceção às normas presentes no Levítico que não devem ser encaradas como sacramentos, mas como leis de conduta religiosa e de higiene).

Tampouco, há respaldo no VT acerca das concepções de Paulo de Tarso sobre abolição da lei e a salvação. Nada mais foi que um instrumento para angariar fiéis dentre os gentios que não aceitavam os rigores do Judaísmo.

Como vc pode ver, o buraco é bem mais em baixo...

FLEIZER NOGUEIRA disse...

Prezado André Luiz, concordo em termos com algumas passagens da biblia, pois, a mesma não foi escrita por homens ??? homens não são pecadores ? imperfeitos? não creio que tudo que esteja nela seja da maneira que DEUS queira, existem algumas interpretações que devem ser repensadas, a primeira, pela humildade de nosso SENHOR, o respeito pelos outros que ele sempre demonstrou, acredito que nas religiões Luteranas, pois são o que os evangelicos são, quando dizem que os espiritas são kardecistas, e que não seguem a DEUS, seguimos kardec, enfim, onde está o respeito e a tolerância, a simplicidade dos templos. Não me lembro de falar que nosso SENHOR pregou em belos templos, com homens de fino traje, e nariz empinado, acreditando que eram os detentores da palavra de DEUS. Ou pregou, DEUS não pregou a simplicidade, o amor ao próximo. Devemos refletir sempre todos os dias, LEVANTEI FIZ UMA ORAÇÃO, PRONTO, FIZ MEU PAPEL PRA DEUS, axo que não, hipocrisia, e o próximo? é mais válido eu pegar um valor entregar em algum templo, ou comprar alimento e entregar nas mãos de alguem que necessita ? onde podemos sentir mais a presença de DEUS? Enfim, são apenas alguns questionamentos que gostaria de colocar, ao outros sobre o espiritismo, apenas reciprocidade.
Fraternalmente.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br