sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Extinção da megafauna foi causada por conjunto de fatores, diz estudo

As extinções em massa dos animais gigantes que viviam na Terra durante a Era do Gelo [sic] não têm apenas uma causa, mas um grande e complexo conjunto de causas, afirma um estudo que envolveu mais de 40 instituições, publicado na edição desta quinta-feira (3) da revista Nature.

A razão do desaparecimento de grandes espécies como o mamute e o rinoceronte lanudo durante a Era do Gelo é um dos mistérios da paleontologia. Explicações diferentes foram propostas: desde as mudanças climáticas até o excesso de caça.

A pesquisa publicada agora, no entanto, afirma que nenhum desses fatores sozinhos é suficiente para explicar o tamanho da devastação, que matou um terço das espécies de mamíferos da Eurásia e dois terços da América do Norte.

Para estudar a extinção da chamada “megafauna”, os cientistas tiveram que se reunir em um “megaestudo”. O pesquisador Eske Willerslev, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, liderou um grupo de mais de 50 cientistas de 40 universidades no maior trabalho do tipo já realizado.

A equipe estudou os dados climáticos, o DNA das espécies e registros arqueológicos e descobriu que cada um desses dados explica uma extinção diferente.

Por exemplo, o bisão siberiano e o cavalo selvagem foram extintos provavelmente pela caça de seres humanos. No entanto, o desaparecimento do rinoceronte-lanudo e do boi-almiscarado na Eurásia não parecem ter tido a ver com a presença humana – o clima seria o único culpado ali.

E enquanto as renas não parecem ter sido afetadas nem por clima nem por ação humana, o fim dos mamutes segue um mistério a ser desvendado.

De acordo com Willerslev, o trabalho acaba com a ideia de que apenas uma coisa é responsável por cada uma das diversas extinções da megafauna.

Fonte: G1

Nota: Questão de interpretação das evidências. Percebo mais coerência na ideia de que um único conjunto de catástrofes e eventos derivados deram fim a todas essas e outras espécies hoje extintas, uma extinção em massa: o dilúvio global descrito na Bíblia. Afinal, como explicar coerentemente fatos como jazidas enormes de fósseis, inclusive de diferentes espécies juntas... Morte em margens de lagos e rios? Sendo assim, como explicar o próprio fato da fossilização, que é resultado de um soterramento rápido de um ser vivo, além de outras condições específicas? Como entender fósseis preservados em estado de agonia e sufocamento? Alguns têm alimento não digerido no estômago e há até animais sepultados em pleno ato de dar à luz. Como teria se fossilizado um animal morto por humanos, por exemplo, uma vez que seus restos mortais logo se decomporiam ou seriam reciclados por carniceiros/comedores até de ossos? Como explicar o "mistério" do desaparecimento dos mamutes, por exemplo, seres enormes que não é qualquer enchente local que os soterraria rapidamente? Se fosse por mudança climática relativamente longa, por exemplo, será que não migrariam para outras regiões? Talvez alguns representantes de algumas dessas espécies tenham sobrevivido no pós-dilúvio, mas logo foram extintas pela falta de alimentos próprios para as espécies e anomalias rápidas no clima, como consequências dos eventos do dilúvio. Na verdade, tudo isso não é um mistério completo, basta aceitar as evidências diluvianas.[ALM]

4 comentários:

Elyson Scafati disse...

Por Thor e Heimdall André!!!!


Após a era do gelo o mundo começou a se aquecer. Houve derretimento da calota polar norte.

Em alguns locais as chuvas aumentaram, (no sul do planeta onde a influência da continentalidade é menor). No hemisfério norte os verões passaram a ser mais longos e quentes o que significa uma mudança climática.

Muitas espécies não aguentam esse tipo de mudança e se extinguem. Sem contar o avanço dos seres humanos para o norte e para as Américas e as caçadas que estes faziam para se alimentar.

Há até a teoria de que o planeta foi atingido por um corpo celeste em mais ou menos 13 mil a.C.

http://eternosaprendizes.com/2009/01/09/extincao-em-massa-ha-12900-anos-a-terra-foi-atingida-por-um-cometa/


http://eternosaprendizes.com/2010/04/05/extincao-em-massa-ha-12-900-anos-a-terra-foi-atingida-por-um-cometa-parte-2/

mas antes disso a megafauna já se encontrava em declínio (mais ou menos há 15 mil anos).

Pode-se dizer que ha três fatores conjuntos para o fim da megafauna, que se confunde com o aquecimento do planeta:

substituição das vegetações de estepe por florestas boreais e temperadas;

a caça por humanos (a cultura clóvis ou pessoas antes dela);

a queda de um corpo celeste.

"Gill, J., Williams, J., Jackson, S., Lininger, K., & Robinson, G. (2009). Pleistocene Megafaunal Collapse, Novel Plant Communities, and Enhanced Fire Regimes in North America Science, 326 (5956), 1100-1103 DOI: 10.1126/science.1179504
Johnson, C. (2009). Megafaunal Decline and Fall Science, 326 (5956), 1072-1073 DOI: 10.1126/science.1182770"

Elyson Scafati disse...

Vamos a, para variar, infeliz nota, a quasl apresenta zero de conhecimento acerca da questão:

Como vc pode perceber, não se fala em dilúvio, simplesmente porque não há evidências de que tenha ocorrido em escala mundial.

[Afinal, como explicar coerentemente fatos como jazidas enormes de fósseis, inclusive de diferentes espécies juntas... Morte em margens de lagos e rios? Sendo assim, como explicar o próprio fato da fossilização, que é resultado de um soterramento rápido de um ser vivo, além de outras condições específicas? Como entender fósseis preservados em estado de agonia e sufocamento?]


A explicação é simples:

No planeta há locais onde existem poços de piche como o Rancho La Brea, os quais aprisionam animais.

Há locais onde temos areia movediça que também aprisionam animais.

Em rios e lagos há certas formações que também aprisionam animais, bem como pode haver solo movediço.

Ou seja, em margens e no interior de rios e lagos e a beira mar, há o problema da vítima se afogar em água mesmo, dai as "carinhas de agonia".

Por ser esta forma de solo pobre em oxigênio, e devido a compactação facilita a formação de fósseis (ainda bem).

Também, quando temos pumicci misturado com água existe um problema sério: é uma lama tão densa que é quase impossível se mover nela. Agora imagine a vítima sendo soterrada... Será que teria uma morte serena?

Ainda, imagine-se sendo pego por lahars (enxurrada do topo de um vulcão em estado eruptivo, formada por gelo, terra, pedras, troncos de árvore e poeira vulcânica. Será que seria uma morte feliz?

Bom, presumo que está explicado o mistério dos fósseis e das carinhas de agonia.

Vc ha de convir André que se ocorresse uma chuva nos mosdes diluvianos, daria tempo de haver uma fuga das regiões de enchente. Animais não são bobos como seres humanos. Eles fazem isso até hoje e nada impediria de agirem assim no passado.

Quanto a contestação acerca de uma fuga devido à variações climáticas é óbvio que animais correm atrás de comida (até hoje fazem isso...), porém muitas vezes não a encontram e perecem.

A questão do perecimento dos animais, vc mesmo responde mas de uma forma errada.

Alguns membros destas espécie realmente podem ter chegado a outras regiões e pereceram por não encontrar seu alimento e assim se extinguiram. Outros se adaptaram e vivem até hoje como m bisão americano, o elefante indiano e o africano, o bisão europeu, o boi almiscarado, algums espécies de ursos, os rinocerontes, dentre outros.

Quanto às evidências, André, elas existem e as toneladas. Elas não tem de ser simplesmente aceitas, mas confirmadas em suas hipóteses, de forma a termos uma teoria (o ponto mais nobre de uma ciência).

Elyson Scafati disse...

PS há indícios de população antes mesmo da cultura clóvis (13.000-13.500), sendo que este indício tem cerca de 13,8 mil anos.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/primeira-caca-das-americas-ocorreu-ha-13800-anos-confirma-estudo.html


É um fator que se concatena à destruição da megafauna americana.

Assim, André, o dilúvio não foi o culpado de nada, simplesmente porque não existiu.

Mas por que diabos Noé enfiaria em sua arca um elefante (uma desgraça para as lavouras, sem contar que é um animal gigante que somente come e caga - se bem que nós invadimos seu ambiente), um pardal (uma praga devoradora de grãos, se bem que come alguns insetos), um gafanhoto (que é uma tristeza) formigas e cupins devoradores de vegetação e de animais e não um pterodactilo (do tamanho de um pardal e um excelente controlador biológico de pragas) e um raptor que era do tamanho de uma galinha?

Por que trilobitos e toda a fauna cambriana, megalodontes, brignophyseters, tilossauros, elasmossauros, arquelontes, ictiossauros, teriam sido extintos se viviam nas águas?

é de se estranhar se de fato o dilúvio foi o responsável pela desgraça do planeta...

Elyson Scafati disse...

Vamos lá André, em sendo vc um cara que bate no peito e anuncia aos 4 ventos ser um cristão que cumpre os mandamentos e segue o exemplo de Jesus, vc acha que esse tipo de mentiras e distorções que vc e o secto de criacionistas pregam e divulgam são coisas de Deus, em se sabendo que o Diabo é o pai da mentira?

Vc já parou para refletir sobre isso tudo? Ou perguntar algo para vc e pedir para que reflita é "cuspir na sua cara"?

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br