domingo, 17 de novembro de 2013

Descobertas computações sub-neurais no cérebro


Computações cerebrais
Os cientistas há muito sonham em construir computadores tão poderosos quanto o cérebro humano.

Agora a tarefa ficou muito mais difícil.

Não porque o desenvolvimento dos computadores tenha se deparado com algum gargalo, mas porque o cérebro humano é muito mais complicado do que se imaginava.

Spencer Smith e seus colegas de universidades britânicas e norte-americanas descobriram que os dendritos, as partes menores dos neurônios, também são componentes ativos que fazem suas próprias "computações".

Até agora, o saber científico estabelecia que apenas os axônios, as porções maiores dos neurônios, seriam ativas, e todos os processos cerebrais seriam resultantes da atuação das redes neurais, conjuntos de vários neurônios disparando seus axônios de forma coordenada.

Nessa interpretação, os dendritos seriam apenas a "fiação" que interliga os neurônios uns aos outros.

"Subitamente, é como se o poder de processamento do cérebro se tornasse muito maior do que tínhamos pensado originalmente," comenta Smith.

"Imagine que você fizesse uma engenharia reversa de um pedaço de tecnologia alienígena, e o que você pensava que fosse uma simples fiação na verdade fossem transistores que computam informação. Foi algo assim que acabamos de descobrir," compara o pesquisador.

Poder computacional do cérebro
O maior poder computacional do cérebro revelou-se quando os pesquisadores desenvolveram uma tecnologia com resolução suficiente para medir a atividade elétrica dos dendritos, o que revelou sua capacidade de gerar seus próprios disparos elétricos de forma independente.

Foi uma tecnologia similar que permitiu que, há menos de duas semanas, os pesquisadores conseguissem medir pela primeira vez a corrente elétrica de uma sinapse individual.

O experimento consistiu em inserir uma pipeta de vidro microscópica, cheia de solução fisiológica, em dendritos neuronais no cérebro de um camundongo. Isso permitiu "ouvir" diretamente o processo de sinalização de cada dendrito.

Os dados coletados comprovaram que os dendritos efetivamente atuam como verdadeiros "computadores sub-neurais", processando ativamente os sinais neuronais por conta própria, sem depender dos axônios e menos ainda das redes neurais.

Assim, as estimativas que sempre se faz sobre a quantidade de neurônios no cérebro - os últimos cálculos indicam 86 bilhões - não servem mais como parâmetro para o poder computacional do cérebro porque há cálculos sendo realizados internamente nos neurônios, em uma quantidade e velocidade que ainda precisarão ser calculadas.

Atualmente, as tentativas de imitar os processos cognitivos cerebrais em computadores concentram-se nos chamados processadores neuromórficos, geralmente construídos não com transistores, mas com um componente eletrônico com capacidade de memória, chamado memristor.

Veja também: IBM aprende como programar processadores inspirados no cérebro

Bibliografia:
Dendritic spikes enhance stimulus selectivity in cortical neurons in vivo
Spencer L. Smith, Ikuko T. Smith, Tiago Branco, Michael Häusser
Nature
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nature12600


Fonte: Inovação Tecnológica

Nota: Não existe outra parte do corpo humano ou outro ser vivo que expresse tanto design inteligente como o cérebro humano! É muita complexidade e organização interdependente e ao mesmo tempo funções independentes! Com os resultados dessa pesquisa acima, podemos perceber a maravilha do cérebro e imaginar que existe muito mais ainda para ser descoberto. Como bem disse o Dr. Nahor Neves em um debate, a mente humana, presumivelmente produto da evolução, não é capaz de entender a lógica da própria evolução, uma vez que tudo na natureza tende para a desordem, e não para uma complexidade cada vez maior (2ª Lei da Termodinâmica, que diz exatamente o contrário, tudo tende naturalmente à entropia), e o cérebro não pode entender que um organismo simples possa ter dado origem a um organismo mais complexos e organizado. Isso é anticientífico. Não existe nenhum mecanismo conhecido capaz de gerar nova informação genética boa para que a seleção natural possa selecioná-la para os passos seguintes da suposta evolução. A única forma que se poderia dar origem aos seres complexos (em especial ao homem com seu cérebro ultra complexo) seria entender que foram planejados, projetados por uma mente mais inteligente e poderosa que a do próprio homem (um agente externo que podemos chamar de Deus, o Criador da vida). Sem essa interferência, a própria natureza não é capaz de gerar um produto que é capaz de fazer cálculos complexos, independentes e conscientes, como é o caso do nosso cérebro. [ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br