sexta-feira, 14 de março de 2014

Movimento complexo do coração é reproduzido por músculos artificiais

O coração faz o sangue circular como se estivesse torcendo uma toalha.[Imagem: Harvard HWI/HSEAS]

Torcida do coração

Para imitar as fibras musculares humanas, já existem os músculos artificiais.

Mas imitar o músculo cardíaco não é tão simples.

O coração é bem mais complexo do que uma bomba - na verdade, ele faz o sangue circular de forma mais parecida com o movimento de se torcer uma toalha.

Quando o coração se contrai, sua base gira no sentido anti-horário, enquanto sua parte superior gira no sentido horário - esse movimento é chamado torção ventricular esquerda, e pode ser usado como um indicador da saúde do coração.

Agora, uma equipe da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, finalmente conseguiu reproduzir esse complexo movimento em um material artificial.

"A maioria dos modelos de coração [artificial] atuais não imitam o movimento 3D do coração. Eles levam em consideração apenas o bombeamento," disse Ellen Roche, que desenvolveu o músculo cardíaco artificial.

Músculos artificiais pneumáticos

Roche e seus colegas desenvolveram um tipo especial de músculo artificial pneumático que é feito inteiramente de materiais moles e flexíveis - elastômero de silicone com uma malha trançada de reforço. Quando recebe ar sob pressão, o músculo se contrai.

A equipe então incorporou vários desses músculos artificiais pneumáticos em uma matriz feita com o mesmo elastômero. Sob pressão, os músculos individuais mudam de orientação dentro da matriz, fazendo o conjunto todo imitar com perfeição o complexo movimento do coração.

A base do coração artificial são músculos artificiais pneumáticos. [Imagem: Harvard HWI/HSEAS]
Embora ainda esteja longe de poder substituir um coração biológico em um paciente cardíaco, o coração artificial consegue imitar com precisão o tipo de dano que ocorre durante eventos cardíacos, o que o torna um laboratório para o estudo e o desenvolvimento de tratamentos para essas condições.

E outras possibilidades de uso também já estão na mira dos pesquisadores, sobretudo no campo da robótica.

O corpo humano está repleto de sistemas musculares que dobram, giram, esticam e flexionam segundo padrões complexos, gerando movimentos com grande eficiência.

Até agora, porém, não era possível reproduzir esses sistemas artificialmente pela falta de um conjunto de músculos artificiais que pudesse se movimentar de forma coordenada e previsível.

Bibliografia:

Actuators: A Bioinspired Soft Actuated Material
Ellen T. Roche, Robert Wohlfarth, Johannes T. B. Overvelde, Nikolay V. Vasilyev, Frank A. Pigula, David J. Mooney, Katia Bertoldi, Conor J. Walsh
Advanced Materials
Vol.: 26 (8): 1145
DOI: 10.1002/adma.201470047


Fonte: Inovação Tecnológica

Nota: Parabéns à equipe de pesquisadores que está desenvolvendo este projeto importante para a medicina, ainda que seja um coração artificial que está longe de poder substituir um coração biológico, que é altamente mais complexo que o desenvolvido por mentes brilhantes como as dessa equipe! Agora, fico imaginando como alguém pode dar créditos à ideia de que o coração humano e os dos animais surgiram como obra de uma evolução dirigida por forças naturais não guiadas racionalmente, como se fosse mágica, sem a necessidade de um projetista super, hiper, mega inteligente. Ninguém duvida que o coração artificial seja obra de mentes pensantes e tecnologia de ponta, mas muitos duvidam que o coração biológico seja produto de um design inteligente, que demanda um Projetista. Ainda que não possamos ver o Criador, Ele nos deixou inúmeras evidências racionais para crermos em Sua existência e em Seu poder criador, como no caso do coração humano. Mas, no próprio "coração" humano, Deus deixou um sentimento comum em todos nós (crentes ou não crentes), como bem disse Blaise Pascal: "Há um vazio no formato de Deus no coração de todo homem". [ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br