terça-feira, 27 de maio de 2014

Micromotor mais rápido do mundo chega a 18.000 RPM


Menor micromotor elétrico
Ele não é o menor motor elétrico do mundo porque os nanomotoresjá chegaram ao nível molecular.

Mas certamente é um dos menores motores elétricos capazes de realizar trabalhos em equipamentos ultraminiaturizados, como os MEMS (sistemas microeletromecânicos) ou mesmo os NEMS (sistemas nanoeletromecânicos).

Kwanoh Kim, da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, é sincero ao dizer que seu micromotor está pronto para movimentar "equipamentos que ainda deverão ser inventados".

Com cerca de 1 micrômetro de diâmetro, o micromotor é cerca de 500 vezes menor do que um grão de sal, podendo caber fácil dentro de uma célula humana.

E seu funcionamento é vigoroso: o protótipo girou a 18.000 rotações por minuto (RPM) durante mais de 15 horas, quando outros micromotores ficam ao redor das 500 RPM, e não são muito duráveis.

Além disso, é possível pará-lo, colocá-lo novamente em movimento e fazê-lo mudar o sentido de rotação.

Outra demonstração interessante consistiu em colocar vários micromotores lado a lado e controlá-los simultaneamente, fazendo com que girassem de forma sincronizada, o que pode ser importante para fazer trabalhos mais significativos ou para controlar enxames de robôs.


Nota: Invenção muito boa e útil para a ciência! Parabéns aos desenvolvedores desse nanomotor! Porém, apesar de saber que é um motor elétrico/mecânico, o nanomotor mais rápido do mundo não é esse da notícia, e sim o motor do flagelo bacteriano, que roda a 200.000 RPM. Uma verdadeira obra prima da Criação, um espetáculo de design inteligente. Tem duas marchas, roda no sentido contrário em um quarto de volta, etc. Veja o vídeo do flagelo bacteriano clicando aqui e a palestra do Dr. Marcos Eberlin em seguida clicando aqui, que explica essa beleza de engenharia, o flagelo bacteriano.[ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br