sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Caixa Preta de Darwin - livro que recomendo

Estou lendo o livro "A Caixa Preta de Darwin", do bioquímico Michael Behe, e recomendo a todos os interessados. Se trata de um dos melhores livros que dão base à teoria do design inteligente e coloca em cheque a evolução bioquímica da vida.

Um dos pontos fortes do livro é a explicação do conceito de complexidade irredutível da vida, onde nanomáquinas moleculares, como o flagelo bacteriano, possuem uma complexidade e interdependência que, pela lógica da evolução, não deveriam acontecer. Uma ilustração prática do conceito de complexidade irredutível é feita com o uso didático de uma ratoeira, onde o seu funcionamento só é possível quando todas as partes estão integradas, ou então não se pode pegar o rato, que é a função da ratoeira.

Uma leitura recomendada para todos que querem ver o "outro lado da moeda" sobre a origem da vida, não se fechando apenas ao viés evolucionista.

Quando a "caixa-preta" de Darwin foi aberta, notou-se que a vida é infinitamente mais complexa e organizada do que imaginou-se na época em que Darwin escreveu o seu livro "A Origem das Espécies", de forma que, hoje, a sua teoria da evolução não faz mais qualquer sentido, do ponto de vista científico. E cada vez mais a ideia de que tudo teve um planejador inteligente e todo-poderoso é corroborada, pois se trata da melhor inferência para os dados científicos.

André Luiz Marques

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br