segunda-feira, 30 de junho de 2014

Minha mais importante declaração aqui

Tenho muitos amigos aqui que não são adventistas do sétimo dia e algumas nem religiosas são. A maioria é católica ou evangélica. Gostaria de deixar um recado especial para todos aqui, a mais importante que já tenha escrito.

Nós, adventistas, cremos na integridade da Bíblia, onde revelações como a Criação do mundo em seis dias literais, a volta de Jesus de forma literal e vista por todos, o sábado como dia especial de adoração a Deus, cremos na imortalidade condicional da 'alma' (vida) mediante a salvação em Cristo, entendemos a morte como um sono, cremos que Jesus irá ressuscitar a todos no Dia do Juízo Final, onde os salvos ressuscitarão primeiro e os perdidos depois para receber sua sentença, cremos na doutrina do ministério intercessor de Jesus Cristo no Santuário Celestial nos dias de hoje, cremos nas profecias bíblicas de forma histórica, assim como cremos em outras doutrinas (leia o livro "Nisto Cremos - 28 Doutrinas Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia").

Escrevo isso para deixar claro que nossas crenças e princípios são baseados na Bíblia, e na interpretação coerente de seus escritos, que é pela contextualização e regras de exegese e hermenêutica, onde até mesmo o cientista Issac Newton, em seu livro "As Profecias do Apocalipse e o Livro de Daniel", confirma a interpretação adventista da Bíblia.

Sendo assim, fica claro que não somos cristãos que pregam a mentira ou ódio e a violência, mas sim a Cristo e a salvação, assim como a Sua Lei e Juízo. Somos um povo comprometido com a missão de pregar as três mensagens de Apocalipse 14:6-12, onde as doutrinas fundamentais como a Criação, a Graça, a Lei, a Fé, as Obras, o Juízo Final e a volta de Jesus são relevantes para o cristianismo principalmente para o mundo de hoje, onde todo aquele que crer em Jesus e o obedecer são chamados filhos de Deus. Portanto, nosso foco é levar pessoas aos pés de Jesus.

Porém, alguns podem ver as nossas crenças como "fundamentalismo", lembrando com essa palavra pejorativa a pessoas que cometem violência em nome de Deus. Mas nós não somos pessoas assim, que querem enfiar "goela abaixo" o que cremos nas pessoas. Antes de mais nada, respeitamos as decisões de todos. Somos cristãos que seguem o exemplo de Jesus, somos pacíficos, ordeiros e queremos a paz com todos. Porém, não abrimos mão das nossas crenças e princípios bíblicos. E quando escrevo isso, alguns podem pensar que não somos "fundamentalistas" violentos de forma física, mas na questão de ideias.

Bom, aqui nós devemos nos defender, e é esse o maior objetivo desta postagem. Nós não temos ideias que ferem os princípios de paz. Pelo contrário. Nossas ideias baseadas em nossa crença na Bíblia são ideias de paz para o mundo, que jaz no pecado e suas consequências deletérias. Não temos parte alguma com qualquer tipo de violência ou desordem social. Temos projetos sociais como a ASA/ADRA, Campanha "Quebrando o Silêncio", mensagens de esperança, doação de sangue etc. Nada em nossa conduta e crenças se quer tem uma única afronta à paz e ordem no mundo. Mas por que então somos taxados, às vezes, de "fundamentalistas"?

Isso se deve ao fato de crermos na infalibilidade da Bíblia e outras que vão contra o crescente consenso entre as religiões do mundo, sobretudo as denominações cristãos (que deveriam ter as mesmas crenças bíblicas, mas infelizmente não têm). Entendendo assim, podemos ver que os adventistas começam a ser isolados, aos poucos, com declarações como a de líderes religiosos bastante influentes no mundo contra os "fundamentalistas" ideológicos. Mas note que são declarações com críticas infundadas, sem ao menos parar para refletir se o que os adventistas advogam em favor da Bíblia, a infalível Palavra de Deus, é verdade ou não. Tratamos os textos literais como literais, e os simbólicos como simbólicos, porque assim que eles foram escritos, levando-se em conta a coerência em analisá-los. Claro que precisaria de um espaço maior pra poder detalhar cada texto como literal ou simbólico, mas há vários livros e sites oficiais adventistas que apresentam em detalhes a nossa fé, como o site http://www.adventistas.org/pt/ e o livro "Questões Sobre Doutrina" e livro "Nisto Cremos".

Se "fundamentalista" for uma palavra para se referir a nós como aqueles que se fundamentam na Bíblia, está certo; mas se for para ser usado no sentido pejorativo e nos colocar como uma ameaça à sociedade, está totalmente errado. Lembre-se que o que proclamamos é a esperança de uma vida melhor em Cristo, e não outra coisa que seja prejudicial à sociedade. Somos um povo feliz e esperançoso na breve volta de Jesus!

Cremos, segundo o que a Bíblia apresenta, que em breve seremos perseguidos das piores formas possíveis por aqueles que advogam ser "cristãos". Por isso, lembre-se do que lhe escrevi hoje e reflita sobre por que perseguir, prender ou matar (em alguns casos), aqueles que levam a mensagem de Deus ao mundo de forma pacífica e de acordo com o que Deus pediu? Lembre-se também que os filhos de Deus são como a menina dos Seus olhos e todos aqueles que se levantarem contra Deus (pensando que estão fazendo a Sua vontade) e Seus filhos serão julgados no Juízo que se aproxima. Não se posicione do lado daqueles que Deus julgará como culpados.

Escrevo isto porque estou vendo a cada dia as profecias se cumprindo diante de meus olhos, quanto à união ecumênica das igrejas no mundo em nome da paz, mas se unindo deixando de lado os princípios bíblicos claramente apresentados, e vendo que o grupo que prega as verdades bíblicas está cada dia mais isolado doutrinariamente (apesar de estar de acordo com a Bíblia).

Jamais foi uma doutrina adventista a ideia de que somente os adventistas do sétimo dia vão para o Céu. Existem pessoas de todas as denominações religiosas ou não adeptos à uma denominação que são filhas de Deus, mas que ainda não descobriram totalmente a verdade, mas que serão salvas por sua fé sincera em Deus e tentar obedecê-lo conforme o que conhecem. Mas isso é tema pra outro texto.

Por fim, quero enfatizar que nem todas as dúvidas foram tiradas aqui e maiores esclarecimentos podem me contactar aqui, se caso puder ajudar.

Seu amigo adventista,

André Luiz Marques

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br