quarta-feira, 18 de março de 2015

Por que nossos olhos não congelam em temperaturas abaixo de zero?

Toda vez que as temperaturas atingem níveis abaixo de zero, as pessoas buscam vestimentas para proteger todas as partes do corpo.

No entanto, na maioria das vezes, ninguém se preocupa em manter seus olhos quentes. Até mesmo os inuítes, siberianos, e exploradores da Antártida, que usam regularmente os trajes específicos para neve, deixam seus olhos expostos.

Se alguém utilizar óculos ou óculos de proteção, é, principalmente, para se proteger da neve, dos reflexos ou do vento, não do frio. Então, o que há em nosso globo ocular que parece torná-lo imune ao congelamento?

Ao contrário das outras partes de nosso corpo, os olhos são constantemente abastecidos por uma grande quantidade de sangue quente. Na verdade, a fonte primária de sangue que abastece nossos olhos, é a artéria oftálmica. Quando estamos em contato com ambientes frios, o corpo desvia ainda mais sangue para o cérebro (e outros órgãos vitais), que, por sua vez, ajuda a manter os olhos ainda mais quentes.

Além disso, os nossos olhos se situam em uma região bem protegida e profunda de nossas cabeças, onde os ossos, os tecidos e a gordura também ajudam a mantê-los aquecidos. As lágrimas de água salgada também são resistentes aos congelamento, mas podem solidificar em casos de frio extremo. Mesmo assim, os olhos não conseguem ser afetados.

Pode-se concluir que é praticamente impossível que os olhos congelem enquanto estiverem armazenados em um corpo vivo. A única forma disso acontecer, é através de métodos não naturais, como um procedimento médico conhecido como crioterapia, utilizado no tratamento de quebras e descolamentos da retina.

Fonte: Knowledgenuts via Jornal da Ciência. Foto: Reprodução / Knowledgenuts.com

Nota: A conclusão mais coerente para essa resistência dos olhos humanos é que foram projetados para isso. Imagine a evolução dos olhos até se tornarem resistentes a baixas temperaturas, uma vez que os mamíferos precisam dos seus olhos para sobreviver. Provavelmente não teriam como sobreviver com olhos menos resistentes. [ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br