sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Arco-íris ou Arco-da-aliança?

Como escrevi na postagem "Um pouco sobre o arco-da-aliança", o relato mais antigo sobre o fenômeno físico-visual que envolve os raios de luz do Sol, as gotículas de água suspensas no ar e nossa visão, o chamado atualmente "arco-íris" está na Bíblia (Gênesis 9:13-17), ocasião em que Deus fez uma aliança com Noé e seus descendentes, prometendo nunca mais destruir a Terra, de forma global, com inundação. Portanto, o nome original para tal fenômeno é arco-da-aliança e não arco-íris.

Mas como e por que não se usa mais o termo original? Até mesmo os cristãos de modo geral (e não sei se os judeus também), que acreditam no Pentateuco mosaico, habituaram-se com esse termo não-bíblico. A resposta pode (para não dizer está) no paganismo introduzido principalmente no cristianismo, por meio da igreja dominante na Idade Média, a Igreja Católica Romana.

Sabe-se que a união entre um grande grupo de cristãos apostatados (que viria a se tornar a Igreja Católica Apostólica Romana) e o Estado romano (que era pagão) se deu de forma com que os dois lados cedessem em alguns pontos. Enquanto que o Estado deixou de perseguir esse grupo de cristãos e se tornou oficialmente cristão, os pré-católicos aceitaram a adoração de imagens, passaram a guardar o domingo em detrimento ao sábado do sétimo dia e, chegando ao ponto, provavelmente toleraram outra interpretação para a origem do arco-da-aliança, já com influências do paganismo helênico (grego), onde o termo "arco-íris" foi criado em homenagem à deusa Íris (ilustração ao lado), posteriormente essa cultura foi infiltrada nas crenças romanas, de alguma forma, talvês com a "mãozinha" dos filósofos. Ocorreram esses erros e muitos outros. Para confirmar, é só consultar os livros de história renomados, estão recheados de informações a respeito das "maracutais" e atrocidades em solo romano.

Resumindo: caso você conhecia o belo e colorido arco apenas pelo nome "arco-íris", agradeça ao catolicismo romano e à mitologia grega!

Procuremos devolver ao arco seu nome verdadeiro, pois como diz a passagem de Gênesis, é um sinal de Deus para o homem, tendo um propósito importante: nos faz lembrar e refletir no amor, justiça e misericordia de Deus, quando olhamos para sua obra!

Leia também: Um Pouco Sobre o Arco da Aliança

3 comentários:

Elyson Scafati disse...

Aprenda sobre o que é o arco íris (parte 4 e 5). De quebra vão os fenômenos cósmicos.


http://www.youtube.com/watch?v=p13HEwxsF2c


http://www.youtube.com/watch?v=OPWR5GGG5FY&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=OsHI7iW9orA&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=HBZvDx_05Vc&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=9JcoWcrvQ0s&feature=related

Elyson Scafati disse...

Resumindo, André, tanto os hebreus quanto gregos, irlandeses, escandinavos e indus em suas mitologias, tiveram ideias equivocadas acerca do arco íris, simplesmente porque não sabiam o que era refração da luz.

A luz branca do Sol se dispersa em nossa atmosfera e ela é composta desde as ondas de rádio até raios gama.

Cada onda dessa tem um comprimento e uma freqüência. Em adentrando uma gotícula de água, essa luz refrata, ou seja desvia-se de seu caminho e se decompões em um espectro sendo que o que vemos vai dop vermelho ao violeta.

Ela se reflete na parte interna da gota e sai do outro lado refratada num lindo espectro que vemos, a partir do ângulo de 42 graus tendo como vértice nossos olhos.

Assim, se eu tenho 1,86 metros e vc 1,70 m ou outras pessoas são maiores ou menores que eu, todo veremos arco-iris diferentes, ou seja ele é uma ilusão de ótica.

Se nos aproximarmos ou nos afastarmos do ponto onde está a concentração de gotículas o arco íris irá sumiir, pois perdemos o ângulo de visão.

Ás vezes há até 2 arco-íris porém invertidos. Isso se dá porque pode haver uma segunda reflexão na gotícula de uma parte da luz e ela se refrata do outro lado.

Se vc for a uma cachoeira, dependendo do ângulo solar, vc verá um arco íris na queda, independentemente de ter ou não chovido. O ar aqui fica saturado de umidade.

Assim, mitologias à parte, elas são apenas historinhas para explicar o que à época era insondado e ganhavo o ar de insondável.

Infelizmente, explicações científicas tem o dom de destruir sonhos bobos como o de deuses dando um tratamento especial a um fenômeno meramente natural.

Além tb de a explicação científica ser bem mais elegante e simples, pois não cria entidades para explicar coisas corriqueiras da natureza como refração da luz, muito bem explicada pela lei de Snell que por deus.

Paulo Augusto da Costa Pinto disse...

Caro irmão André Luiz Marques.
Graça e Paz.
Parabéns pela sua matéria, a qual já divulgamos em nosso site http://www.aodeusunico.com.br.
Maranata!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br